
Na última sexta-feira, dia 15, iniciou a London Fashion Week com desfiles conceituais e inovações têxteis, um lineup bastante interessante e que acompanha a cidade inglesa até o dia 19. Dentre as marcas apresentadas, vou compartilhar um pouco de dois desfiles que pude acompanhar, 16Arlington e Erdem. Venham comigo!
A coleção de primavera 2024 da 16Arlington ocorreu no dia 16, sábado, e foi possível visualizar a expansão do escopo que Marco Capaldo (co-fundador da marca) vem realizando. Além de seus conhecidos vestidos de festa com penas e lantejoulas, agora apresenta desde artigos de couro até moda masculina. Em maio, Capaldo ganhou o BFC/Vogue Designer Fashion Fund – uma iniciativa do Conselho de Moda Britânica que reconhece talentos e os premia em dinheiro para apoiar o crescimento e contribuição para o ecossistema da moda britânica e global – e, segundo ele, é incrível ter o apoio e reconhecimento para poder caminhar em busca de uma nova casa de luxo em Londres. Nessa temporada, foi desfilada essa visão mais elegante e elevada que o designer vem desenvolvendo na marca.




Inicialmente, foram reveladas saias e vestidos cintilantes cobertos de lantejoulas, feitas de látex translúcido, partindo do branco até passar por tons de vermelho, azul e cinza. Outra surpresa foi o estilo mais solto e descontraído nas roupas, com camisas mais sóbrias combinadas com saias de lantejoulas estridentes, ou calças de corte meticuloso em tecidos de moletom. No final, de longe, vieram looks que aparentavam ser de lantejoulas prata oversized, mas, com a aproximação das modelo somada ao barulho inconfundível, revelou-se ser metal. So cool!



Já no dia 17 de setembro, domingo, foi a vez do desfile da Erdem, conhecida na Inglaterra pelos tecidos, estampas vibrantes e bordados e acabamentos primorosos. A coleção foi uma homenagem à personagem e guarda-roupa de Deborah, conhecida por “Debo”, falecida Duquesa de Devonshire e responsável por salvar a Chatsworth House. Não é a primeira vez que a vida e os costumes de Debo viram inspiração para designers, porém Erdem Moralioglu teve a sorte de trabalhar com o arquivistas têxteis e de joias de Chatsworth e com Helen Marchant, ex-secretária particular dela.




Durante a apresentação, as próprias cortinas florais da década de 1940 fizeram parte da construção de algumas peças, como nas saias dos vestidos de noite e no volumoso casaco de ópera que abriu o show no Museu Britânico. Debo possuía uma tendência peculiar em colecionar joias de insetos, que foi explorada em broches de libélula e em uma tiara que se assemelhava a um par de antenas. Houve ainda uma contribuição familiar, a bisneta de Debo, Cecily Lasnet, fez à mão alguns bordados de renda preta presente em alguns designs. Muito amor!



Demais, né? Quais outros desfiles da LFW vocês mais gostaram de acompanhar?
Beijos, H.