No dia de ontem, 19, iniciou a 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com mais de 362 títulos de 96 países diferentes e que traz o que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Acontece ao longo de duas semanas, até o dia primeiro de novembro, com o intuito de divertir, emocionar e inquietar, com realização em 24 salas de cinema, espaços culturais e CEUs distribuídos pela capital paulista, ainda proporciona algumas sessões gratuitas e ao ar livre!
Entre as diversas obras, terá a apresentação do documentário dedicado à grande artista carioca, com destaque na cena contemporânea tanto no Brasil quanto no exterior, Adriana Varejão. Filmado ao longo de vários anos e em distintos cenários e países, sob direção de Pedro Buarque e Andrucha Waddington, “Adriana Varejão – Entre carnes e mares” tem tudo para ser uma obra imperdível!
O cinema e a moda estão sempre alinhados, sendo um referência para o outro em diversos momentos. A moda é capaz de caracterizar os personagens e transmitir sutilezas através do figurino e das cores, como em muitos filmes e séries de época, portanto é interessante ficar de olho nas produções indicadas ao Oscar e em quem são os figurinistas responsáveis por aquela obra que você se encantou!
Já o cinema influencia no modo de apresentar, expor e colocar a moda para o outro. Não é novidade as parcerias entre diretores de cinema e marcas de luxo, ou mesmo os chamados “fashion films” que são, às vezes, o meio mais interessante para um designer mostrar suas criações e passar o conceito por trás delas. Atrelado a esse tema estão os clipes de música, que misturam 0 audiovisual e a moda de forma a ambientar o espectador além das composições musicais. Legal, né?
Você já tinha parado para pensar nessas conexões além da moda? Vai aproveitar o final de semana para conferir as obras da Mostra de Cinema?
Beijos, H.