Apesar de a pandemia ter ocorrido há quatro anos, continuamos observando seus efeitos até hoje, seja no comportamento, na moda ou até na mudança da mentalidade individual. Entre as tendências, percebemos a valorização de um estilo de vida mais equilibrado e saudável, que inclui comportamentos como a leitura e uma maior busca por autoconhecimento. Na moda, o que mais se destaca nesse período é a busca por peças que priorizem conforto, sem abrir mão do estilo e da expressão individual.
Assim, recentemente, começamos a observar uma ascensão de tendências que trazem mais formalidade e um tom social às roupas, como o office siren e o corp core. Essas tendências destacam peças como blazers estruturados, calças de alfaiataria, camisas sociais, saias lápis e acessórios, como gravatas, que complementam a composição dos looks. Essa movimentação pode ser entendida também como uma evolução do quiet luxury, que ganhou muita popularidade, juntamente com estéticas como o clean girl e as tendências preppy, que dominaram as últimas temporadas de moda.
Se, ao pensarmos na palavra geek, imaginamos algo um pouco descuidado ou até infantilizado, essa nova tendência surge misturando-se a todas essas outras mais sociais, trazendo um ar renovado e muito mais maduro.
Essa estética já chega marcando presença tanto no street style quanto nas passarelas, como as de Miu Miu, Prada e Loewe, que retomam elementos como camisas de botão, gravatas, suéteres e cardigans, propondo uma versão refinada desse estilo que mistura seriedade e criatividade em uma única produção. No street style, as estéticas se combinam, dando vida a composições que brincam com saias lápis estampadas com padrões geométricos e suéteres mais divertidos, com pelúcia e estampas variadas. Além disso, um elemento que está em alta são os blazers, que aqui aparecem combinados com camisas sociais e coletes, trazendo aquele mood “academic chic”. A proposta é encontrar um equilíbrio entre o ar nerd e um estilo clássico que remonta aos anos 1990, traduzindo esses visuais de forma contemporânea e criativa.
Eu adoro esse estilo mais certinho, que ao mesmo tempo traz um toque de diversão e conversa super bem entre diferentes gerações. E vocês, o que acham?
Beijos, H.