Muitos debates já foram criados para entender se moda pode ser considerada uma forma de arte. Independente da resposta, é inegável que elas estão interligadas e que uma pode sempre ser inspiração para outra. Por isso, trouxe todo esse universo entre marcas e artistas para vocês conhecerem as peças que marcaram a história da moda.
ELSA SCHIAPARELLI E SALVADOR DALÍ
Começando por Elsa Schiaparelli, -a criadora do rosa choque-, uma das mentes mais geniais no mundo da moda e a responsável por uma das colaborações mais importantes no universo fashion. Schiaparelli se juntou com o artista surrealista Salvador Dalí e transformou simples roupas em peças que pareciam ter saído de sonhos. O “vestido Lagosta”, o chapéu em formato de sapato e o “vestido de esqueleto” são exemplos notáveis dessa grande colaboração. Elsa sempre teve uma conexão forte com a arte durante toda a sua vida e não é coincidência que até hoje a marca mantém a essência artística surrealista e provocadora de sua fundadora, sempre apresentando arte em formato de roupas e chocando o público a cada nova temporada.
YVES SAINT LAURENT X MONDRIAN
Yves Saint Laurent, um dos nomes mais importantes no universo fashion, também é responsável por uma das collabs mais conhecidas e pela peça mais copiada na história da indústria. A coleção inteira foi inspirada nas peças do pintor Piet Mondrian. O artista fez parte do movimento modernista e da arte concreta, que buscava trabalhar a relação entre as linhas e as cores. E aqui as obras de arte viram roupas em uma proeza incrível, já que os vestidos eram feitos com um material mais rígido, com uma construção sem costuras aparentes, além de possuir cortes e caimentos super precisos. O vestido se tornou icônico e, por isso, passou a ser copiado por outras pessoas, criando ainda mais popularidade. Após essa colaboração, Saint Laurent também criou coleções inspiradas em outros artistas como Matisse, Picasso e Van Gogh.
VERSACE X ANDY WARHOL
Outra marca que apostou na colaboração artística foi a Versace em conjunto com o precursor da Pop Art, Andy Warhol. Gianni Versace, fundador da maison, realizou a colaboração em 1991 e a coleção reapareceu em 2018 no desfile que sua irmã Donatella realizou em sua homenagem. As peças possuíam um design mais sexy e contavam com muitos brilhos e cores vibrantes, e as estampas usadas foram as famosas fotos de Marilyn Monroe coloridas e capas da revista Vogue em um macacão colorido colado ao corpo. O hype na época foi enorme, já que Warhol e Gianni Versace eram duas pessoas super populares por suas criações e essas peças repercutem até hoje quando abrimos o questionamento do que de fato constitui a arte e a moda.
LOUIS VUITTON X YAYOI KUSAMA
Em colaboração com a artista plástica Yayoi Kusama, a Louis Vuitton reinterpretou suas peças com as famosas bolinhas da artista plástica. Pensada pelo diretor-criativo da maison, Nicolas Ghesquiere, a collab juntou suas peças famosas com uma técnica artesanal que fazia as bolinhas estampadas ficarem com um aspecto de “molhadas”. A artista plástica é conhecida pelo seu trabalho contemporâneo que se baseia na ideia de repetição e na ilusão de um espaço infinito. Centenas de produtos foram carimbados com os seus poás coloridos, contando com bolsas, sapatos e até mesmo as peças de swimwear da marca, gerando um grande hype com o público mais fashionista.
OSKLEN X TARSILA DO AMARAL
Agora, falando de mercado nacional, a Osklen deu vida a uma coleção cápsula inspirada nos trabalhos da artista nacional, Tarsila do Amaral. A artista foi uma das principais dentro do movimento modernista latino-americano e quem inspirou a criação do movimento antropofágico, após a sua obra “Abaporu” ser lançada. A coleção incorporou suas pinturas como estampa nas roupas e a coleção toda exalava brasilidade com peças fluídas e confortáveis, contando com camisetas, lenços e tote bags.
Na moda, é sempre incrível conferir os frutos que saem das colaborações, e nesse caso, é ainda mais emocionante ver as minhas duas áreas criativas preferidas conversando entre si, através da manualidade e das criações. Essa é a prova de que esses dois universos continuam nos emocionando e encantando os nossos olhos mais atentos.
Beijos, H.