
Esse ano está sendo marcado pela volta de várias estéticas icônicas, principalmente inspiradas em outros universos como o da música e do cinema. Hoje vamos falar sobre as Camden Girls e o estilo que retoma os códigos que fizeram parte do movimento indie londrino durante os anos 2000 e que já começa a chamar a atenção das fashionistas.


Inspirado na região norte de Londres, chamada de Camden Town, o termo “Camden Girl” surgiu como uma homenagem a esse distrito icônico, que já serviu de palco para a cena punk lá no começo dos anos 70 e é ainda uma referência de moda e música, pelos seus brechós famosos e casas de shows, tornando-se um verdadeiro refúgio da contracultura. A retomada dessa estética parte da ascensão de estilos como o indie sleaze, que traz códigos que misturam o visual emo/rocker, marcado principalmente pelas garotas do Tumblr em 2007, e que volta agora para a atualidade inspirado em grandes nomes da mídia como Amy Winehouse, Kate Moss e Alexa Chung.




Com um quê de rebeldia e subversão, o que mais observamos no streetstyle com esse estilo são as calças skinny, as estampas de oncinha, as maquiagens com olhos bem esfumados e penteados com uma aparência bagunçada, além das meias-calças texturizadas, casacos pesados e sapatilhas com aparência desgastada. A estética se torna uma antítese perfeita de todas as tendências que acompanhamos até agora, que traziam uma imagem mais polida e “certinha”. Todos esses códigos marcam não só as tendências do streetwear, mas também as passarelas de marcas como a Miu Miu e Alexander McQueen, que revisitam esse estilo com um olhar mais sofisticado, sem deixar que o seu tom único e excêntrico se perca.






As tendências vêm e vão cada vez mais rapidamente e, nesse ciclo sem fim de novos estilos, estéticas como as da Camden girls tornam-se quase um manifesto silencioso da procura por uma identidade pessoal e da quebra de padrões que trazem a moda como algo inacessível. Vocês gostam desse estilo? Me contem!
Beijos, H.