Em março deste ano, a Valentino anunciou a saída de Pierpaolo Piccioli, após 25 anos na marca. O escolhido para suceder o designer foi Alessandro Michele, conhecido por sua direção criativa na Gucci. Entretanto, o mundo da moda foi pego de surpresa, já que a primeira coleção de Michele, que estava marcada para a temporada de verão em setembro, chegou antecipadamente através de um lookbook de suas peças para a temporada de resort, assim nos dando um pequeno spoiler do que podemos esperar da sua visão para a marca.
Para entender um pouco mais sobre essa coleção, precisamos partir do olhar de Michele, que escolheu se voltar para o passado da maison e procurar ali elementos que ele pudesse trazer para o presente, dando uma nova cara para a grife, pautada principalmente na elegância e na extravagância dos looks e nas composições complexas, o que combina muito bem com o gosto estético pessoal do novo diretor criativo. Olhando para os antigos trabalhos do fundador Valentino Garavani, principalmente os mais característicos dos anos 70, Alessandro consegue juntar, ao seu modo, looks de coleções de prêt-à-porter com inspiração em 90 outras fotos de sapatos, acessórios e bolsas, resgatando o universo Valentino, porém com uma identidade inovadora e contemporânea.
Contando com 171 looks prontos para vestir, a coleção já começa com um maximalismo único que já faz parte da essência de Michele. Combinações com muitas sobreposições e brincadeiras com camadas, mistura de estampas e uma cartela de cores bem colorida foi o que se destacou! O aspecto vintage também chama atenção nos babados, pregas e nas silhuetas que nos trazem para o universo dos anos 70, principalmente pela escolha da beleza mais crua, com maquiagens bem naturais e um styling que dá um toque ainda mais classy ao desfile, com pérolas, acessórios em ouro e pedrarias delicadas. Apesar de ser uma coleção resort, os looks são tomados por peças mais sociais, casacos compridos e pesados, alfaiatarias, e peças femininas que remetem ao estilo “Ladylike” misturado com um toque preppy. A coleção respira feminilidade, mesmo nos looks masculinos, tudo muito elegante e sofisticado. Demais né?
O lançamento dessa coleção gerou muitos comentários na internet, sejam pelas características parecidas com o trabalho de Michele na Gucci, ou pela surpresa de ser algo tão diferente do que seu antecessor na maison produzia. De qualquer forma, o estilista conseguiu chamar a atenção e agora estamos todos ansiosos pelo que veremos em seu próximo desfile em setembro! O que vocês acham?
Beijos, H.