Viajar e curtir com quem amamos é uma das partes mais gostosas das férias, concordam? Mas, às vezes, a preguiça toma conta e tudo o que queremos é deitar e assistir uma série acompanhadas de um balde de pipoca e, para 2024, duas estreias fashion foram confirmadas para os primeiros meses do ano: Cristóbal Balenciaga e The New Look. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada uma delas, sem spoiler? Segue a leitura!
A série que tem como inspiração o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga estreia em 19 de janeiro, no Star+, é ambientada na época da Guerra Civil Espanhola até o início dos anos 1970 e foi filmada em mais de 90 locações entre Espanha e França. Interpretado por Alberto San Juan, retrata a história de Cristóbal ao longo de sua vida e carreira, como foi largar seus ateliês de sucesso em Madrid e San Sebastián, onde vestia a aristocracia espanhola, para recomeçar na capital francesa já dominada por Dior, Chanel e Givenchy. Também mostra como o designer lidou com as perdas e adversidades que encontrou, sua busca incessante pela perfeição e pelo seu estilo próprio, e como se tornou um dos estilistas mais importantes da história. A produção conta com a figurinista Bina Daigeler e o figurinista Pepo Ruiz Dorado.
No mês seguinte, no dia 14 de fevereiro, estreia na AppleTv+ a produção de The New Look, com Ben Mendelsohn como Christian Dior. Ambientada em Paris, durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, conta uma nova perspectiva sobre a carreira do estilista francês e no destaque que ganhava com sua grife, feminina e luxuosa, através do new look – sua nova silhueta que marcava a cintura e possuía uma saia ampla -, a qual revolucionou o pós-guerra. Além disso, fala sobre sua rivalidade com Coco Chanel, que possuía uma silhueta ampla, completamente oposta à dele. Uma série que aborda sua inovação no mundo da moda, mas também sobre uma pessoa que colaborou para reviver uma cidade devastada pela guerra.
Demais, né?! Adoro as maneiras que temos de nos aprofundar e conhecer um pouco mais sobre a moda e a história de quem esteve por trás dela. Sempre reforço como as artes acabam se misturando e o cinema é um grande exemplo disso! Não vejo a hora das séries estrearem e poder acompanhar essas narrativas que antecedem o que vemos nas passarelas e dia a dia atualmente. E vocês? Já estão prontas para maratonar a biografia desses grandes estilistas?
Beijos, H.