Antes de falarmos da temporada de moda que começou essa semana em Paris, que tal conferir as principais tendências de Milão? Neste domingo, tivemos o encerramento da MFW, que nos indica mais algumas trends para a temporada Fall 2023. Com marcas importantes como Prada, Fendi, Giorgio Armani, Ferragamo e Bottega Veneta, as passarelas italianas estavam repletas de tendências de acessórios, styling e peças bold & statement! Acompanhando os desfiles e analisando alguns destaques em comum, separei 6 tendências que foram importantíssimas para essa temporada. Vamos lá?
CINTOS MAXI
Os cintos maximalistas chegaram em diversas abordagens. Na Blumarine, ele serve como um acessório de cintura baixa combinado com outros elementos, até o próprio calçado. Já em marcas como Max Mara, Giorgio Armani e Tod’s, o cinto aparece como um modelador de cintura alta, firme às próprias peças e composições. Uma forma interessante de marcar a silhueta, que costuma ser mais volumosa com diferentes camadas de roupa para as temporadas de frio.
OMBROS À MOSTRA
Os designers decidiram deixar os ombros com um enfoque mais exaltado nessa temporada. Na coleção da Blumarine e da Ferragamo, a própria peça é criada para ser usada em níveis mais baixos. Já marcas como Del Core, Etro e Antonio Marras apostaram em peças mais despojadas e levemente caídas, mostrando os ombros de forma mais despojada e casual, quase que despretenciosa.
ECHARPES
E falando em abordagens diferentes, que tal um pouco de foco no pescoço? Alberta Ferreti e Giorgio Armani recriam a estética italiana em amarrações das mais tradicionais às mais ousadas. Já Blumarine e GCDS apostam em criações minimalistas, voltadas muito ao streetwear e ao recente crescimento da peça na moda europeia.
CASACO DE PELÚCIA
Comentei com vocês que os casacos de pelúcia iam bombar nessa temporada e as passarelas italianas foram confirmação disso! Max Mara e Giorgio Armani usam abordagens tradicionais com uma textura mais lisa e brilhosa, já MSGM, Sportmax e Jil Sander usam diversas texturas em casacos longos com cores e modelos modernos.
TRENCH COATS
Apesar dos trench coats serem algo muito tradicional das passarelas londrinas, Prada, Bottega Veneta e outras marcas apostaram na peça para esse Outono/Inverno italiano. Os modelos são pesados, robustos e clássicos e ganham twists com bolsos, cintos e detalhes que garantem leveza à peça clássica.
SHEER DRESS
Por último, outra tendência que já havíamos comentado na última temporada de verão resolveu aparecer também para o inverno. A abordagem mais popular foram os vestidos lingerie, bem transparentes e tonalizados em preto. Mas também tivemos Bottega Veneta e Missoni com criações mais claras e até estampadas. Já consigo imaginar essas peças com um casaco bem bold por cima – até mesmo os de pelúcia. Para ficar de olho!
Beijos, H.