
A semana de alta-costura chegou ao fim ontem, dia 30. Depois de contar com a apresentação de diversas marcas renomadas e super tradicionais na moda, além da presença brasileira em seu encerramento, hoje damos uma olhada num panorama geral dos dias de evento e refletimos sobre as tendências e inspirações que podem ser aplicadas ao nosso contexto.


Sendo conhecida pelas propostas ousadas e narrativas criativas que fogem da realidade e do senso comum, a semana de alta-costura sempre apresenta coleções com interpretações mais conceituais e sonhadoras, o que explica os exageros e características mais experimentais das peças. Assim, dentro das silhuetas propostas, um dos principais destaques da semana são as cinturas marcadas. Elas apareceram em desfiles de grandes marcas como Schiaparelli, Dior, Jean Paul Gaultier e Valentino, por meio de diferentes propostas: desde corsets e espartilhos bem apertados, que desenhavam os corpos das modelos, até apostas em volumes maiores nos ombros e quadris, que criam a impressão de um tronco mais afinado.




Outros elementos que se destacam nas passarelas são as cartelas de cores, que exploram tons suaves e delicados, indo do rosa ao azul, como nas coleções da Chanel e Giambattista Valli. Ao lado dessas cores, também aparecem tons mais neutros, como bege, preto e branco, frequentemente acompanhados por um toque especial proporcionado pelos metalizados.
Além disso, as texturas ganham destaque em grande parte dos desfiles, seja pela manipulação dos tecidos, seja pela aplicação de detalhes nas roupas, como bordados e penas, que surgem de forma criativa e inesperada.
Por fim, o maximalismo e a opulência são objetivos claros nesta temporada de alta-costura, expressos por meio de volumes exuberantes nos vestidos e modelagens extraordinárias, que acentuam ainda mais as curvas do corpo feminino. Essas criações reinterpretam silhuetas com uma estética vintage, mas chamam a atenção pelo seu tom contemporâneo.








As semanas de moda são sempre um ótimo termômetro para acompanharmos as possíveis tendências dos próximos meses, tanto no comportamento quanto na moda, além de influenciar as estéticas e estilos que veremos ao longo do ano. É sempre uma experiência incrível poder acompanhar tudo de perto, e confesso que já estou ansiosa para a próxima. E vocês?
Beijos, H.