
Depois de uma temporada de moda marcada por tendências que revivem elementos icônicos de décadas passadas, esse movimento agora chega também ao universo da beleza, resgatando signos vintage que se encontram com a estética contemporânea, caracterizada por uma expressão mais livre e pela valorização da identidade pessoal.


A primeira tendência que chega para a maquiagem são as inspirações nos anos 80. Cores saturadas, contornos bem marcados, batons com aspecto brilhante e blush rosado são algumas das características que definem as propostas mais recentes de beleza. Com um toque moderno, a tendência traz uma pele mais iluminada e traços mais gráficos, ajudando a criar uma identidade contemporânea e atualizada, inspirada na década marcada pelo maximalismo.




Agora, outra tendência que reflete os movimentos mais atuais é a messy makeup. Inspirada nos anos 90, especialmente no grunge e na estética heroin chic, ela é marcada por olhos esfumados, sombras escorridas, cores sóbrias e um aspecto de “fim de festa”. Essa estética ganhou destaque devido à influência de diversos artistas contemporâneos e também como uma reação contrária ao clean girl look, que marcou o ano passado com visuais mais polidos. Assim, a messy aesthetic tornou-se também um movimento de identidade, trazendo um olhar mais rebelde e menos rigoroso para a maquiagem, além de explorar penteados propositalmente bagunçados e muito glitter para propostas mais festivas.




A maquiagem, assim como a moda, explora novas tendências para 2025, buscando a expressão individual de cada um e trazendo mais liberdade para explorar a excentricidade e a autenticidade nos visuais. Por isso, neste ano, podemos esperar produções cada vez mais experimentais, que misturam estéticas diferentes e criam uma beleza inovadora e contemporânea. O que vocês acham dessas novas propostas? Usariam?
Beijos, H.