As tendências sempre seguem um caminho circular entre a volta e o esquecimento. E agora, com a moda olhando novamente para uma estética que passeia entre os anos 80 e 90, o styling também segue na mesma direção e passa a adotar acessórios que carimbaram essas décadas, sendo estes principalmente as boinas e os bonés, trazendo muita história e jovialidade para os looks.
A boina surgiu na França com a função de proteger a região da cabeça, e seu uso, a princípio, era voltado principalmente para os militares. Assim, a peça foi, aos poucos, ganhando popularidade e passou a ser também um objeto associado aos artistas e intelectuais. Com o passar dos anos, as boinas também já estiveram em posição de símbolo de ativismo político; porém, atualmente, ela aparece para nós como mais um acessório que adiciona estilo e elegância às produções. E com os bonés a história não é diferente: ambas as peças foram, de fato, incorporadas à moda durante os anos 80, alcançando popularidade e, a partir desse momento, tornando-se itens indispensáveis em qualquer guarda-roupa fashion.
Atualmente, olhando para o streetwear, os dois acessórios estão pipocando nas produções; porém, alguns modelos mais específicos chamam a atenção. Para as boinas, o modelo Beret é o escolhido, e a marca inglesa Kangol se destaca nesse meio, pelo seu nome já reconhecido no mercado e produtos vintages que se referenciam aos modelos mais usados nos anos 80. As produções com o acessório vão desde looks bem casuais, com bermudas e camisetas que trazem o peso da tendência do “bloquete core” e peças oversized, até visuais mais delicados e sociais que brincam muito bem com o charme da peça.
Já para os bonés, o modelo do time de beisebol americano New York Yankees, produzido pela New Era, é o queridinho do momento. O seu charme vintage e história, que traduz a peça como um ícone cultural do streetstyle, a transformou em uma das mais procuradas atualmente e é a escolha principal para compor looks descolados e com aquele “Q” fashionista, sendo usado com ternos e blazers, mas também com peças casuais e esportivas para o dia a dia. É um acessório versátil e que adiciona ainda mais detalhes a qualquer look, transformando-o em um visual ainda mais jovem e cheio de personalidade.
Confesso que eu estou amando essa volta dos anos 90 para a moda. A estética minimalista e elegante, até mesmo nos looks do dia a dia, nos dá ainda mais criatividade para brincarmos em cima dessa silhueta, misturando elementos contemporâneos para dar vida a looks únicos e atemporais. Gostam dessa tendência?
Beijos, H.