
Mais uma vez as camisas de uniformes de seleção e equipes esportivas estão em alta! A tendência apareceu, inclusive, na coleção de verão masculina 2024 da Louis Vuitton por Pharrell Williams. Vai ficar de fora? Algumas opções para incorporar no dia a dia é fazendo sobreposições, utilizando um modelo mais amplo como vestido, misturando estampas e cores ou, até mesmo, ousando em acessórios que contrastem dessa estética mais “masculina”.


Pensando nessa ideia de opostos dos guarda-roupas, surgiu a trend chamada de broquette. É uma versão estadunidense do blokette, inglês, que combina camisas de time com a ultrafeminilidade. O nome vem da união do coquette core que utiliza elementos como babados, pérolas e laços – estilo que exalta o feminino – com a gíria bro, do universo das fraternidades norte-americanas. Um exemplo dessa estética foi a coleção da última campanha da Ambush, marca de streetwear, com a Nike.



Outra aparição dos uniformes esportivos foi em um show dos Jonas Brothers, em Toronto, no qual Joe subiu ao palco em uma versão exclusiva da camisa do Inter Miami. A personalização foi feita por Diana Al Shammari e continha bordados de ramos e flores feitas à mão. A artista iraquiana, conhecida nas redes como “the football gal”, utiliza de sua criatividade para reinventar os uniformes, incorporando o futebol em tudo que faz devido ao senso de identidade que o esporte é capaz de proporcionar – e que fez parte de sua vida como refugiada. Porém acredita que, mesmo dentro desses grupos, cada um ainda é um, por isso sua personalização é tão significativa. Com seu trabalho, já participou de colaborações com Nike e Adidas e, para garantir a sua, é possível encomendar pelo site TFGshirts.com.




Muito legal como uma peça de roupa pode ser reinventada e colocada como tendência de diversas formas, né? So cool!
Beijos, H.