FASHION
CHANEL NA PFW- AS ORIGENS, O CINEMA E A COUTURE SE COMPLEMENTAM NA PASSARELA

8 de março de 2024

A temporada de moda chegou ao final na terça-feira (05/03), porém não podia deixar de trazer para vocês o desfile de uma marca que é super tradicional e amada por muitos, mas que nos últimos tempos vinha dividindo muitas opiniões em relação às suas coleções e que dessa vez apresentou um desfile super emocionante e inspirador e que se tornou um dos mais comentados da temporada.

A Chanel, que desde 2019, conta com a direção criativa de Virginie Viard, arrancou suspiros do público com a sua coleção cheia de referências da história da marca e da sua criadora Coco Chanel.

Na abertura do desfile, antes mesmo das modelos entrarem na passarela, um filme é colocado de introdução. A obra que faz homenagem ao clássico “Une Homme et Une Femme” do francês Claude Lelouch, contou com a atuação de Penelope Cruz e Brad Pitt e passa-se numa praia em Deauville, mesmo lugar onde Coco Chanel abriu sua primeira loja, o filme conta sobre um romance e retrata como é a vida nesse local.

Deauville foi o lugar onde Chanel realmente começou sua história com o vestuário e por isso, Virginie se inspira muito na cidade para a sua coleção, olhando principalmente para o cotidiano de pescadores e marinheiros que habitavam a região, assim como Coco se inspirou para trazer à moda feminina os elementos esportivos, como as camisas navais e suéteres em jérsei.

Nesta coleção a designer traz elementos já muito conhecidos daquele momento, como as silhuetas mais confortáveis, as pérolas e os chapéus de abas super largas. Já no vestuário as peças contam com detalhes da marinha, como as listras, botões e as camisas de gola, além dos tricôs que contam com grafismos de praias e tons pastéis que remetem ao céu e ao clima da região.

Essa coleção possui um tom mais despojado porém super elegante, contando com bermudas e saias mais largas e alongadas, os casacos possuem a cintura mais marcada, e o jogo de styling com os cintos dão tons diferentes para cada peça, às vezes mais apertado e às vezes mais alargado, o que ajuda a traduzir essa silhueta alongada. E falando de styling, o desfile conta no seu styling com muitos laços e mix de colares, além dos acessórios de cabeça e as bolsas jogadas no ombro que trazem muita informação de moda em toda a coleção.

Muitas referências do passado aparecem nessa coleção, inclusive os próprios anos 70, que são referenciados pelo xadrez, conjuntos de saia e blazer e as peças de couro. O desfile também contou pontualmente com silhuetas mais fluídas como o slip-dress, vestidos de tecidos bem leves e o cardigan que traz ainda mais aquela sensação de conforto e descontração.

O desfile da Chanel nos mostra como é super possível criar novidades se referenciando no passado, depois de críticas mistas à Virginie, a designer finalmente achou a essência da Chanel e trouxe esse DNA em um desfile repleto de arte e emoção e que conseguiu tocar à todos os amantes de moda e trazer novamente toda aquela força e poder para a etiqueta. São momentos assim que me lembram o porquê somos tão apaixonadas pela semana de moda e quão precioso é poder acompanhar cada um dos desfiles e entender mais sobre cada detalhe. Mal posso esperar para as próximas temporadas!

Beijos, H.

TAGS:

desfiles, fashion week, looks, moda, tendência
Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos