Muitas tendências surgem de lugares que menos esperamos. Entre diversas estéticas e outros “cores” que acompanhamos nas redes sociais, essa tendência é uma das previsões de estilo para o ano de 2025. Desta vez, a imagem dessa estética vem diretamente do teatro e de um personagem cuja iconicidade ninguém imaginava que poderia ser traduzida tão bem para o mundo da moda.
Originária do teatro popular italiano, chamado Commedia dell’Arte, muitas histórias foram encenadas para o público que não tinha acesso aos grandes teatros. Entre elas, a história do triângulo amoroso entre Pierrot, Colombina e Arlequim foi uma das comédias mais conhecidas do século XVI, dramatizando alguns contextos sociais da época. Esses personagens se tornaram famosos, inspirando fantasias de carnaval ao redor do mundo. Entretanto, a nossa atenção se volta para Pierrot, que retrata a imagem do palhaço triste, com vestimentas pretas e brancas, golas e mangas cheias de babados, criando uma representação icônica do personagem.
Mas como isso se relaciona com a moda? A ideia dessa estética já começa a aparecer no street style e também em algumas passarelas, especialmente com a alta das listras e do poá. Pensando nessa estética, o que podemos esperar é um mix and match de estampas, trazendo um olhar mais lúdico e criativo para os visuais. Além disso, outros elementos que podem se tornar possíveis tendências incluem babados, tanto em saias quanto em mangas, colaborando ainda mais com o estilo de sobreposição que já está em alta. Um último detalhe que também podemos esperar são as golas maximalistas, que já marcaram presença neste ano, mas tudo indica que continuarão fortes no próximo, ainda mais exageradas.
Essa é apenas uma das previsões para 2025, mas, aos poucos, mais tendências vão sendo discutidas para entender de onde elas surgem e como serão traduzidas para a indústria fashion. O que vocês acham dessa estética?
Beijos, H.