Entre as diversas microtendências que observamos em 2024, o ballet core foi uma das que mais marcaram o ano. Apesar de ter passado de forma relativamente rápida, ainda deixou seus resquícios. Agora, para 2025, tudo indica que o ballet core voltará com força, de forma repaginada, começando pelas saias de tule.
O ballet core foi uma tendência que trouxe elementos do mundo da dança para a moda de forma geral. Tule, bodys, sapatilhas e laços são características dessa estética única que ganharam espaço na indústria fashion, impulsionados também pelo boom de estilos que exploravam a ideia de uma feminilidade delicada, a qual passou a ganhar mais protagonismo, principalmente através de marcas como a Simone Rocha, que se tornou uma verdadeira inspiração para esse estilo.
Agora, o que vemos são principalmente as saias de tule ganhando um espaço ainda maior dentro de produções urbanas, sendo combinadas com peças mais sofisticadas e também com outras mais casuais, trazendo um equilíbrio entre uma peça mais detalhada e outras um pouco mais simples. Assim, acompanhamos produções que combinam saias de tule com transparências, blazers, cardigans, camisetas oversized e até mesmo vestidos, trazendo também a ideia de um styling que trabalha com camadas e sobreposições.
Eu adoro essas propostas que trazem harmonia entre as peças, mudando a percepção dos visuais e fugindo um pouco do lugar-comum também! O que vocês acham dessa trend?
Beijos, H.