Vocês sabem que decoração é um dos meus assuntos favoritos e eu estou apaixonada por um novo conceito que quero muito trazer para vocês.
Quando o Japão passou a se abrir para o mundo no século retrasado e as ideias do ocidente colidiram com as orientais, iniciou-se um processo de mistura cultural, refletindo tanto no universo da moda quanto na arte e na decoração, fazendo novos estilos miscigenados aparecerem e ganharem popularidade.
Assim nasceu o Japonismo, que explora a mistura de estilos escandinavos e japoneses: o Hygge, palavra escandinava para descrever um estilo aconchegante e confortável, e o Wabi-Sabi, um ideal japonês estético que se concentra na imperfeição e aceitação da impermanência dos objetos e dos seres humanos, criando um ambiente mais natural. Esse conceito ganhou força no universo da arquitetura nos últimos anos e se tornou uma tendência não só estética, mas também como um estilo de vida.
Essa decoração apresenta como suas principais características artigos que criam aconchego, dando vida a um ambiente de bem-estar e acolhimento tanto para as pessoas que vivem no local quanto para os convidados. Busca-se esse clima através do minimalismo, que vai desde uma paleta de cores mais sóbria até o próprio layout.
As plantas também ganham um lugar de destaque na decoração, sempre pensando no equilíbrio e em um ambiente que permita a entrada de luz natural. A madeira em tons claros também pode ser usada, sem muitos detalhes e curvas, sempre pensando em manter suas características originais. Isso vale também para os artigos artesanais, que são super valorizados dentro desse conceito, como o bambu, o barro e as cordas de sisal.
A sensação de conforto do Japonismo é criada justamente pelo uso desses elementos. Então, se esse é o estilo que você deseja seguir para a sua casa, pode se jogar, sempre tendo o equilíbrio e bom gosto em mente.
Estéticas como essa nos mostram como os resultados de duas culturas entrelaçadas podem ser incríveis e dar vida a peças lindas e únicas. E, nesse caso, também trazer para nós uma filosofia de vida que prioriza o bem-estar e uma vida tranquila.
Beijos, H.