A temporada de outono-inverno 2024/2025 já começou! Através da emblemática feira Pitti Uomo, que aconteceu em Florença dos dias 09 a 12, a semana de moda masculina teve seu pontapé inicial. Em sua 105ª edição e sob o tema principal do “tempo”, Pitti Time contou com 832 expositores. Muita novidade para acompanhar, né? E tem mais! Entre os dias 12 e 16 acontece a semana de moda masculina de Milão e, depois, de 16 a 21, estará em Paris.
A fashion week italiana desse ano estreou com ninguém mais, ninguém menos que Sabato De Sarno com sua primeira coleção masculina para a Gucci. Com a trilha sonora e cenografia iguais ao desfile feminino apresentado em 2023, era de se esperar que o homem e a mulher Gucci andariam de mãos dadas com a nova proposta do designer para a marca. A passarela foi uma continuação do simples, técnico e essencial. Ainda não viram o que foi apresentado?
Seguindo a ideia de criar um guarda-roupa base para o novo consumidor da grife, pudemos acompanhar uma série de trench coats longos, jaquetas bomber em nylon, cardigans felpudos, além de calças e camisas ajustadas. A atenção se voltou para o brilho, que envolveu as peças dos modelos, e para uma versão grande da bolsa clássica Jackie, na cor verde. Interessante! Em fevereiro, já em sua segunda coleção feminina, talvez veremos um passo a mais e mais ousado do que o diretor criativo pretende nessa nova era Gucci.
Ainda na semana de Milão, acompanharemos o retorno da Fendi e a estreia de Stone Island – marca de outerwear que faz parte do grupo Moncler desde 2021. Passando para Paris, já no primeiro dia, Matthew Williams se despede da direção criativa da Givenchy. Por outro lado, Valentino e Balmain retornam ao calendário oficial do evento e terá a segunda apresentação da Louis Vuitton sob o comando de Pharrell Williams. Ansiosos para o que está por vir? Nossas amadas fashion weeks estão de volta: feliz ano novo para a moda!
Beijos, H.