
Se você acompanha as novidades do mundo da moda, é impossível ter passado a semana sem ter lido ou visto algo sobre uma das estreias mais aguardadas dos últimos tempos! Na segunda-feira, dia 30, a marca homônima de Phoebe Philo, em parceria com o Grupo LVMH, foi lançada. E não houve desfile nem evento, foi através de fotografias no próprio e-commerce que as – um pouco mais de – 100 peças foram ao ar. Mas por que todo esse alarde? Vamos entender um pouco mais da designer por trás de tanta comoção?


Nascida em Paris e criada em Londres, Philo se formou na renomada Central Saint Martins e iniciou sua carreira como assistente na Chloé. Logo no início dos anos 2000, assumiu o cargo de diretora criativa na marca, que se tornou um sucesso comercial em suas mãos, e reforçava uma imagem de moda poderosa e effortless chic. Foi a primeira estilista de uma grande grife a tirar licença maternidade na história e, em 2006, deixou seu posto para passar mais tempo com a família.




Após dois anos longe do mundo fashion e com o nascimento de mais um filho, em 2008 Phoebe Philo assumiu a direção criativa da Céline, mas exigiu que o ateliê se transferisse para Londres, sua cidade. Conhecida por criar roupas mais racionais e que atendiam às necessidades das clientes, além de unir o traje esportivo com a alfaiataria e, ainda, trazer o sexy atrelado ao poder da mulher, e não ao seu corpo. Depois de 10 anos à frente da marca, deixou o cargo em 2017, novamente por motivos pessoais.




Finalmente, após mais alguns anos de hiato em sua carreira, Phoebe Philo anunciou em 2021 que estava de volta e como proprietária majoritária de uma marca própria de roupas e acessórios. No site da marca, o primeiro drop intitulado de A1 não tem estação definida e busca um produto que reflita permanência. As fotografias buscam o conceito de criar um guarda-roupa da mulher contemporânea, com modelos de diversas idades, sem maquiagem e fazendo diversas atividades – representando o lado multifacetado das mulheres, além do poder e liberdade.



Uma roupa feita por uma mulher para outra. É isso que Phoebe Philo sempre apresentou nas marcas em que trabalhou e que traz agora em sua própria. A sustentabilidade também é levantada, produzindo menos e de forma mais controlada a fim de evitar o desperdício. O segundo edit da linha apresentada sai até dezembro deste ano. Já estamos na espera, né?


E vocês? Já conheciam a trajetória de Phoebe Philo? O que acharam de seu retorno à moda?
Beijos, H.