Já há algum tempo, percebemos uma alta do minimalismo, ocupando espaço tanto na moda quanto na beleza e na decoração. Esse estilo é marcado pelas cores neutras e pela ascensão de designs que se voltam para a criação de um ambiente mais clean, com muitas linhas retas, voltado principalmente para a funcionalidade e conforto. Entretanto, essa estética começa a mudar aos poucos, caminhando para uma era com mais cores, formas orgânicas e uma introdução ao maximalismo, assim como começamos a perceber no universo fashion.
A primeira característica que marca a chegada desse momento é, com certeza, as cores chamadas de “os novos neutros”. Verde acinzentado, marrom e rosa dessaturados e com menos intensidade chegam para ocupar o lugar do preto, branco e cinza como uma aposta fácil de combinar com qualquer ambiente e, ainda assim, fugir dos básicos, agregando um toque de cor a mais. Nesse cenário, observamos as tendências de decoração se dividindo entre o apelo criativo, com elementos mais exagerados e coloridos, e a busca por conforto e aconchego de um lar que converse com a nossa própria personalidade.
Dentro do universo da decoração, observamos tendências como o escapismo, uma representação da busca atual por um lugar bonito e feliz, aparecendo carregado de preferências por itens lúdicos, que trazem uma energia nostálgica, representada também pelo uso das plantas dentro de casa, que já carimbava o universo do decor em 2023 e, ainda assim, continua forte em 2024. Outras tendências que chegam com tudo este ano são as estampas com cores vibrantes, texturas naturais e a incorporação das artes como um item essencial na construção de um espaço que reflita a nossa identidade e estilo único.
Assim como na moda, o universo do design também começa a olhar para pautas como a sustentabilidade e a criação de imagens afetivas que reflitam as nossas vivências e quem somos, procurando trazer, através do estilo, maquiagem e decoração, características individuais da nossa personalidade e o que queremos agregar ao mundo.
Beijos, H.