O design escandinavo já era super reconhecido por profissionais e conhecedores das áreas de decoração, design de produto, moda, automóveis, entre outros. Mas dos últimos anos pra cá, e com uma ajuda forte das redes sociais, a decor com estilo escandinavo caiu no mainstreem, e se tornou a queridinha de muitos trend setters do mundo todo, ou seja: virou um muts have!
Qualquer semelhança com a tendência minimalista na moda, não é coincidência. Inclusive é lá do norte que vem muitas das referências que popularizaram no mundo todo os looks minimal, relax, confortáveis e super basiquérrimos que conquistaram o mundo.
Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia são os países que compõem a região, e é lá que vamos buscar inspiração e procurar conhecer mais este estilo. As palavras-chave da estética escandinava são minimalismo, funcionalidade, e simplicidade – sendo que as três estão super ligadas. Concordam?
Algumas características e elementos que predominam neste estilo são:
Acho que o que observamos logo de cara no design escandinavo é a paleta de cores clara, normalmente com uma base branca (paredes e piso). A necessidade absoluta de ambientes ultra iluminados (lá bem no norte eles passam por longos períodos sem sol) também faz com que a decor pareça ainda mais clara! Além do branco também vemos muito cinza, tons suaves de azul, verde, e em alguns casos rosa.
Mas o interessante é que, no meio desse mar de brancura e tons bem suaves, é aplicado o contraste de detalhes cinza escuros e pretos, como as lâmpadas pendentes (super hit de decoração), as estruturas visíveis de portas de vidro, por exemplo e outros itens que se destacam e sobressaem. Resultado: a beleza clássica e atemporal do preto e branco!
Como eu tinha mencionado no início, minimalismo é prioridade em ambientes nórdicos. Mas vocês vão reparar que eles não ficam sem graça. A proposta é focar na elegância dos tons sóbrios, com o toque cálido de objetos que remetam à natureza, o que traz aconchego e não deixa a decoração ficar muito fria. É aí que entra o piso de madeira, as plantas (normalmente só folhagens), as mantas, tapetes e almofadas com pelos e texturas invernais como tramas diversas e os objetos de decoração rústicos com pegada vintage.
Esses objetos muito bem escolhidos se destacam bastante no meio da decoração, já que a base é toda muito clean. E aí entra mais um truque deste estilo, que é apostar em peças de design MARA, com qualidade, bom gosto e se possível um valor simbólico pessoal, para embelezar o seu apê/casa/estabelecimento. Eles vão ter toda a atenção que merecem!
Duas filosofias modernas das novas gerações são seguidas à risca por quem adota este estilo de decor. A funcionalidade, que é evitar acúmulo de objetos desnecessários e investir mais tempo e se necessário dinheiro, em produtos que tenham vida útil mais longa, e que sejam menos descartáveis. E a sustentabilidade, uma causa que os países escandinavos abraçam totalmente em todos os segmentos e que também faz parte do dia a dia daqueles povos, e se traduz também no design de interiores.
Inspiração: Decoração Escandinava
É bem bonito, né? O que vocês acham dessa estética?
Beijos, H.