Se, assim como eu, vocês também ficam de olho em tudo o que está acontecendo na internet, com certeza já se depararam com decorações que explodem em várias cores e formas divertidas! Com um nome muito curioso, essa tendência de decoração ficou conhecida pelo seu maximalismo criativo e combinações exageradas, que, ainda assim, não deixam o conforto de lado. Conheçam o Dopamine Decor!
A dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade. Muito conhecida por aumentar a motivação e a satisfação, esse processo químico do nosso corpo acontece de forma natural e pode ser intensificado também com a ajuda de fatores externos. Mas o que isso tem a ver com essa tendência? Tudo, já que essa estética começou a ganhar visibilidade principalmente depois do período de pandemia, quando todos nós passamos a buscar coisas que pudessem nos deixar mais felizes e alegres, dando vida a essa estética perfeita para trazer ainda mais cor ao dia a dia, presente tanto na moda quanto no mundo do design de interiores.
A ideia de usar a decoração como uma forma de estimular o cérebro a produzir esse “hormônio da felicidade” reflete muito bem como as novas gerações estão cada vez mais preocupadas com o seu bem-estar. Apesar de parecer fácil criar esse estilo de decoração, o maior desafio está em unir suas características principais, como as cores vibrantes, estampas, texturas e formatos lúdicos, de um jeito que exista coesão entre os objetos. Embora possa parecer caótico, o Dopamine Decor é uma forma de trabalhar os nossos sentidos de maneira organizada, com uma curadoria de peças que dialogam entre si, explorando escalas, cores complementares e texturas que façam sentido em um contexto geral. Essa estética se apresenta como uma onda contrária às decorações neutras e estilos industriais que foram tendência durante tanto tempo.
Cheio de referências vintage e retro-futuristas com um toque de diversão, esse estilo de decoração ganha cada vez mais fama, justamente pelo seu caráter autêntico e artístico, que brinca com os nossos sentimentos de felicidade e nostalgia de uma forma única e provocativa, nos levando a olhar mais atentamente para cada detalhe.
Beijos, H.