Já imaginou uma collab entre uma marca de água e outra de moda? Pois é exatamente isso que a Evian – que se tornou sinônimo de água mineral francesa, vendendo status, diferenciação, glamour e pureza, sendo a preferida das celebridades – vem fazendo desde 2007. Ainda não entendeu como isso pode ser possível ou como essas parcerias acontecem? Segue a leitura que vale a pena!
A primeira edição contou com a participação do estilista Christian Lacroix. Conhecido por fechar seus desfiles com uma modelo vestida de noiva, suas garrafas especiais não poderiam ser pensadas de outra forma, né? Foram 2 modelos apresentados, um de “prêt-à-porter” e outro de “haute couture” – esse último em formato de boneca e com apenas 99 unidades fabricadas. A partir de então, todo ano a Evian faz parceria com alguma marca. No décimo aniversário do projeto, a House of Lacroix voltou a colaborar com uma edição especial. A garrafa contou com inspirações no horizonte ao amanhecer e ao pôr-do-sol, com tonalidades de azul e rosa.
Em 2009 foi a vez de Jean Paul Gaultier lançar sua linha. Com um design clássico e moderno, a linha ready-to-wear contava com uma estampa que remetia aos alpes que originam a água mineral natural e com um azul impactante que faz referência aos marinheiros. Já a Evian Haute Couture contou com uma linha de garrafas feitas de cristal com designs arrojados e inovadores, que celebravam a simplicidade, e foi apresentado em um Mostra Mundial e leiloada em Paris, com a renda revertida à organização sem fins lucrativos Ramsar, que protege o meio ambiente.
Uma década depois, Virgil Abloh, junto da Evian e seu projeto de consciência ambiental, criou a Soma – uma garrafa reutilizável 100% eco-friendly com “RAINBOW INSIDE” escrito em rosa. No ano seguinte, foi lançada mais uma colaboração entre eles, intitulada de “Activate Movement” e contava com uma garrafa Evian clássica e mais duas “Soma” em uma estética mais minimalista. A collab era um convite a participar do concurso de inovação sustentável que apoiava os designers a se expressarem ao mesmo tempo em que buscassem soluções ambientalmente conscientes.
No ano passado, Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain, foi quem integrou a marca na busca de um futuro mais sustentável. Para o lançamento, foi apresentado na “Balmain Festival” durante a Paris Fashion Week, um vestido criado a partir de um tecido de fios de garrafas plásticas recicladas da Evian que buscava mostrar a pureza e poder da água – o design atendia aos padrões do GRS4.0 (The Global Recycled Standard Certificate), um dos padrões sustentáveis mais difíceis de cumprir na indústria da moda. O rótulo da colaboração continha estampa com enfeites barrocos que adicionam drama e riqueza característicos da Balmain. Nesse ano, a parceria seguiu e foi lançada uma coleção cápsula de roupas esportivas e acessórios com práticas sustentáveis como foco.
Na edição limitada de garrafas de 2023, a marca em parceria será a Coperni, que trouxe como tema uma ode ao astrônomo Copérnico. A garrafa possui uma constelação contando uma história mitológica das duas marcas. Para o lançamento, a diretora criativa Camille Summers-Valli foi chamada para a elaboração de um filme de campanha ambientado na cobertura do Centre Pompidou.
E aí? O que achou dessa iniciativa da Evian? Qual garrafa fashion de água você compraria?
Beijos, H.