Moda e decoração juntas?? Parece um sonho, mas é verdade! Um possível grande passo que marcas do mercado da moda e do luxo estão dando é a transição para o mercado de decoração, mobília e design de interiores. Atualmente, consumidores gastam mais em produtos para casa do que em roupas durante suas vidas e os números só crescem quando analisamos gráficos da pandemia. A onda pandêmica causou não somente um maior número de trabalhadores em jornada home office, mas também a consequente compra de mobília e decorações que deixassem o lar ainda mais aconchegante.
Pesquisadores e economistas também analisam que essa transição para o mercado de homeware não deve acontecer com todas as marcas do setor da moda, mas somente com aquelas que já têm seus nomes conhecidos no mercado de luxo. Dessa forma, a transição não aparenta ser apenas uma jogada de marketing e aproveito de gráficos crescentes, mas uma extensão aos seus designs textis como vemos em marcas de luxo como Hermès, Loewe e Jacquemus. Abaixo, eu trouxe algumas marcas que prometem ser destaque nesse casamento entre moda e decoração. Vamos lá?
HERMÈS
A tradicional Hermès já é uma marca conhecida por exibir itens da casa em grande escala como sofás, cadeiras, tapetes, luminárias e até mesmo tableware – ou seja, produtos para mesa posta como bowls, pratos e xícaras.
JACQUEMUS
Já a emergente grife francesa Jacquemus apresenta uma série de objetos de decoração nomeada ”Objets”, que homenageia e celebra a sua coleção de Spring/Summer 2023. Não é de agora que o designer Simon Jacquemus flerta com objetos cotidianos e até os usa como inspiração para criar seus designs de roupa, e essa série recém lançada nada mais é que uma extensão da coleção prêt-à-porter Raffia lançada em dezembro de 2022. Demais, né?
LORO PIANA
Inspirada pelos Andes com formas orgânicas, materiais aveludados ou madeira e cores terrosas, Loro Piana cria uma série de sofás, poltronas e mesas para adentrar o mundo da mobília. De babar!!
LOEWE
Loewe Chairs é uma série de cadeiras criadas por artesãos em uma mostra na Milan Design Week. Jonathan Anderson explorou o uso de materiais e da construção handmade, reforçando a ideia de que as Loewe Chair não foram feitas industrialmente.
MARNI
Marni já apresenta uma série de mobiliados e objetos para casa, mas na última edição do Salone del Mobile, famosa feira de móveis em Milão, a marca lançou sua mais nova coleção de tableware em parceria com a Serax.
Como podemos notar, a última Salone Del Mobile, uma das maiores feiras de arquitetura e design do mundo realizada em Milão, e a Milan Design Week marcaram o lançamento de diversas marcas ao redor do mundo à vertente de home decor e furniture. O que será que podemos esperar de outras marcas do mercado de luxo nos próximos meses? Mal posso esperar, e vocês?
Beijos, H.