Por aí, Viagens
Fernando de Noronha

4 de março de 2017

Processed with VSCO with c1 preset

default-divider

Fui embora de Fernando de Noronha com duas certezas: 1 – é um dos lugares mais lindos do mundo! 2 – foi a minha primeira, mas não a única vez por lá. Já quero voltar e levar filha, amigos, periquito e papagaio! Todo mundo tem que ver essa maravilha de lugar!

Não sou uma grande entendida, fui apenas uma vez e não consegui fazer tudo que queria ter feito, mas tenho algumas dicas de programas que fiz, amei e super indico!

 

DICAS GERAIS:

Queria começar dando um geral sobre o lugar. É extremamente rústico! É realmente para você entrar em contato com a natureza. Esquece salto, grandes produções, wifi bombando, iates, restaurantes Michelin, serviço de praia…. nada disso. Não tem luxo, mas posso falar? A gente praticamente nem sente falta!

O programa é ir visitar as praias, fazer trilhas, caminhadas, mergulho, passeio de barco… almoçar ou jantar em um dos restaurantes charmosos e sem frescuras. E o mais importante, babar nas paisagens mais lindas que você já viu! It’s about this!

Para chegar até as praias e restaurantes, o meio de transporte é o bugue que você aluga lá mesmo na ilha (tem que reservar com antecedência). A outra opção é andar de ônibus ou taxi. Não existe aluguel de carro, apenas os bugues que são velhos, bem velhos. Quase caindo aos pedaços. Para vocês terem uma ideia, o meu parou no meio da estrada a noite! Mas o que a ilha tem de falta de infraestrutura, o povo tem de simpatia e hospitalidade. Um moço veio resolver nosso problema rapidinho. Arrumou o bugue na hora e soltou a seguinte frase com a maior tranquilidade {Olha, não sei como que não pegou fogo! Mas agora ta zero!} Hahahahahaha, acreditem se quiser. Se faz parte do charme da ilha? Não sei, mas é o que é! Rs.

Prepare-se para andar em trilhas que levam até as praia. Nada de mais, mas você vai andar em pedras, areia, lama…

Alguns dos passeios e praias precisam de uma carteirinha especial do Parque Nacional Marinho para entrar. Ela pode ser feita na cidade, na praça dos flamboyants, na entrada da Praia do Sancho ou no Centro de Visitantes do ICMBio. Custa R$ 75,00 e é válida por 10 dias. Ao pagar, você recebe uma carteirinha com seu nome, a qual você tem que apresentar para entrar nas atrações.

Sobre a roupa… Não tem o que inventar. Biquíni com saída. Eu usei dois por dia pois odeio ficar com biquini molhado. Para noite, vestidinho, shorts, etc. Nos pés rasteira ou chinelo. Nem pense em usar salto, é impossível. E não use um sapato que não possa sujar. Além da areia, quando chove, fica uma lava só.

REPELENTE! Tem muuuuuuito bicho. Mais muito! Eu acordava e já passava repelente no corpo todo. Reaplicava mais uma vez durante o dia e depois do banho, antes de sair para jantar outra vez. Aliás, tem muito bicho mesmo, lagartixas e sapos inclusive. Eles estão por todo lugar!

 

AGORA VAMOS AOS PROGRAMAS!

PRAIAS:

Existem muitas opções lindas, mas três delas foram minhas preferidas, são de tirar o fôlego, literalmente! Praia do Leão, Praia do Sancho e Baía dos Porcos. Todas essas não tem serviço de praia. São totalmente desertas. Não tem NADA! NADA NADA NADA MESMO! Por isso, leve água, comidinhas, toalha e guarda sol. Algumas outras como a Cacimba, Sueste etc tem alguma coisa para comprar.

Para a Praia do Sancho você pode chegar de suas maneiras. Tem uma entrada por cima, onde você faz uma mini trilha, vê a praia de cima e desce por uma escadona que te leva até a praia. No dia que fiz esse passeio, a fila da escada estava enorme pois só passa uma pessoa por vez. Por isso, apenas ví de cima, tirei foto { a vista mais linda do mundo onde você vê o Sancho e a Baía dos Porcos} e esperei para ir de fato até a praia no dia seguinte, que eu ia passear de barco e ia atracar lá. A praia do Sancho foi eleita 3x seguidas a praia mais linda do mundo! É maravilhosa! Além de tomar sol, andar etc, é legal ir até uma das cachoeiras que tem por lá e mergulhar com snorkel para ver peixes, tartarugas e tubarões.

Photo Feb 28, 7 07 13 PM

Photo Feb 28, 2 23 52 PM

Para chegar na Baía dos Porcos, você atravessa um morrinho de pedras na praia Cacimba do Padre e chega até essa maravilha de praia, cheia de pedras que formam piscinas de águas transparentes e tem a vista bem de perto do Morro Dois Irmãos, o cartão postal de Noronha.

Photo Feb 26, 10 33 56 AM

Na Praia do Leão, logo ao chegar, você é recebido por uma vista de cima do mar com diferentes tons de turquesa. Uma das coisas mais lindas que já vi.

Photo Mar 01, 10 16 28 AM

 

 

default-dividerMERGULHOS:

Dois dos mais famosos são o mergulho com cilindro na praia do Porto e o de snorkel na Sueste.

Mesmo que você seja principiante como eu em cilindro pode fazer esse mergulho no Porto. Aliás, é uma boa oportunidade para iniciantes fazerem o “batismo” e aprenderem a mergulhar. Você desce no máximo 7 metros e já consegue ver muita coisa bacana. Os instrutores são super bacanas e você pode contratar uma pessoa que tira fotos da experiência subaquática. Olhem só algumas das nossas… ah vale lembrar que precisa ser reservado com antecedência. O hotel pode fazer isso para você.

Photo Feb 27, 10 26 47 AM

 

O mergulho no Sueste é de snorkel que você aluga na hora na própria praia. Vale contratar também um instrutor para que ele te leve no lugar certo para ver a maior quantidade de animais possíveis. Tartarugas, lagostas, tubarões, peixes, polvos…

default-divider

TRILHAS:

Não consegui fazer nenhuma trilha, mas se pudesse ter ficado mais dias teria feito, sem dúvida. A mais famosa é a Trilha do Atalaia. { necessita reserva } Nesta praia os recifes formam uma piscina natural que é um “berçário” natural de tubarões. O mergulho lá é bem bacana. Se informe no hotel sobre o passeio, tempo de percursso, o que levar etc.

Processed with VSCO with f2 preset

RESTAURANTES:

Vou dar a dica dos que eu fui e gostei ok? Acho que super vale almoçar ou jantar na Pousada Maravilha. É uma das pousadas mais legais da ilha e o restaurante é charmoso, de frente para uma vista linda e com brisa do mar. A comida é muito boa. Pedi, salada caprese, tartar, peixes… e uma sobremesa surreal de boa: alfajor desconstruído. É de comer de joelhos. Se puder, vá durante o dia… a vista é maravilhosa.

Mergulhão fica na praia do Porto. O ambiente é de frente para a praia { que não é linda pois é cheia de barcos, barraquinhas etc, mas mesmo assim é gostoso}. A comida é muito boa! Uma das melhores que provei.

Cacimba Bistro é do mesmo do do Varanda, e são dois restaurantes famosos de Noronha. Os ambientes são charmosos e descontraídos e a comida é gostosa. O Cacimba é uma versão um pouco mais requintada { calma, um pouquinho só } do Varanda.

Bar do Meio é O lugar para ver o por do Sol. É o lugar mais baladinha de Noronha. Música, drinks e comidinhas. Agora no carnaval estava tocando marchinhas etc, mas normalmente é musica eletrônica gostosa. A vista é linda e um dos hot spots para assistir ao por do sol!

bar do meio

Photo Feb 25, 5 46 03 PM

Falando em por do sol, o Forte Nossa Senhora dos Remédios e o Forte de São Pedro do Boldró também são lugares bacanas para visitar e assistir a noite chegando.

default-divider

A cidade é voltada para os turistas. É fácil receber orientação, explicação e ajuda. As pessoas são super solícitas, simpáticas e hospitaleiras. Aproveitem o paraíso e me contem se minhas dicas foram boas! Um beijo grande dessa recém apaixonada por Noronha! H.

TAGS:

Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos