Nesta quinta-feira, 04 de Abril, foi comunicado o falecimento de Gaetano Pesce aos 84 anos. O designer fez história nas artes, conhecido por repensar o processo de criação na arquitetura, decoração e arte. Seus trabalhos são reconhecidos pelas cores, formas diferentes e a experimentação com materiais inusitados, tornando-se uma grande referência contemporânea. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?
Gaetano nasceu na Itália em 1939, na cidade de La Spezia. Com uma infância complicada, o designer encontrou na música e na arte uma forma de passar pelos momentos difíceis enquanto era criança. Já no começo da vida adulta, ele embarcou na faculdade de arquitetura de Veneza e foi o responsável por criar o Gruppo N, um coletivo de artistas inspirado pelo movimento Bauhaus.
A palavra principal para o seu trabalho é “experimentação”. Desde o começo, Pesce questionava tudo aquilo que já era pré-estabelecido. Com uma visão humanista do que era o design, ele se dedicou a testar novos materiais na época como a resina, a espuma e o poliuretano para criar peças que pudessem conectar o ser humano com a sociedade e relacionar tudo isso à contemporaneidade, através da transformação de seus móveis em manifestações políticas, explorando todas as possibilidades de brincar com as cores e formatos, sem abrir mão do processo artesanal e da excelência nos acabamentos.
O designer possui muitos trabalhos emblemáticos. Um exemplo é a poltrona Up, uma das suas peças políticas mais famosas. Ela possui um formato arredondado que nos remete ao corpo feminino e conta com um apoio de pé em formato redondo que lembra uma bola de ferro, criando uma reflexão em relação à opressão das mulheres. No Brasil, também contamos com a presença de seu trabalho: A casa em Camaçari, na Bahia, é uma verdadeira obra de arte, escultórica e com um design inovador. A fachada é toda feita em resina, imitando escamas de peixe, e o interior se destaca pelo uso de materiais locais, construída com peças recicláveis, borracha natural e uma mistura de vidros.
Na moda, o seu trabalho também foi referenciado. A colaboração mais recente foi no desfile de Verão 2023 da Bottega Veneta, onde Gaetano Pesce criou uma passarela com resina colorida e desenvolveu cadeiras exclusivas para a apresentação, assinadas por ele. Além de criar também um espaço imersivo para a exposição das bolsas dessa mesma marca que lembrava uma gruta, por onde os visitantes caminhavam. O designer também colaborou com a Melissa, em 2010, criando um sapato customizável, com bolhas emendadas umas às outras. A ideia era que o comprador pudesse cortar essas bolhas, criando novas peças.
Gaetano Pesce é uma grande perda para a arte contemporânea, mas o seu legado, com certeza, será lembrado por todas as gerações. Nos inspirando a ser cada vez mais criativos e autênticos através das suas obras, que irão continuar a emocionar todos nós que somos apaixonados pelo design para sempre.
Beijos, H.