FASHION
GIORGIO ARMANI- CONHEÇA A HISTÓRIA DO ESTILISTA QUE TRANSFORMOU SUA PAIXÃO PELA MODA EM UM IMPÉRIO GLOBAL

12 de julho de 2024

Ontem, o dia 11 de julho, foi marcado pela comemoração do aniversário de 90 anos de um dos estilistas mais lendários da história: Giorgio Armani! Seu nome se tornou tão icônico que marcou não só a moda como também a cultura em produções cinematográficas grandiosas, provando que seu sucesso vai além das passarelas, conquistando popularidade mundial ao longo de sua trajetória.

Nascido em Piacenza, Giorgio Armani não teve uma paixão imediata pela moda, assim como outros grandes estilistas. Na verdade, o designer sempre teve admiração pela área da saúde, chegando até mesmo a cursar a faculdade de medicina em Milão durante alguns anos. O seu interesse pelo universo fashion nasceu aos 20 anos, quando Armani passou a trabalhar como vitrinista e assistente de fotografia, assim adentrando aos poucos no mundo da moda. Ele começou a construir seu império na década de 70, iniciando sua carreira de forma independente e autoral. 

Com uma trajetória que foi iniciada dentro do universo masculino, Armani criou sua primeira assinatura ao reinventar a alfaiataria clássica, trazendo um olhar moderno e inovador para o modelo. Ele construiu calças e paletós com tecidos leves e uma estrutura menos rígida, incorporando suas modelagens amplas e confortáveis também ao guarda-roupa feminino, em sua versão italiana do movimento power dressing que marcou a década de 80. Com uma paleta de cores própria, o estilista também tornou os tons dessaturados um código pessoal de sua marca, apostando no azul, preto, cinza, bege e rosa, independentemente da estação, defendendo sua cartela como um sinônimo de elegância e atemporalidade. Armani misturou essas cores com outras inspirações estéticas, como o orientalismo, incorporando códigos que ele trouxe para suas coleções como uma forma de adicionar um olhar criativo e inovador à moda.

Armani marcou também a indústria cinematográfica, criando figurinos únicos eternizados na história dos longa-metragens, como em “Gigolô Americano”, assinando o visual de Richard Gere. Nas premiações, o estilista também não passava despercebido, criando momentos inesquecíveis, a exemplo do look com terno e gravata usado por Julia Roberts em 1990. Giorgio criou o seu próprio universo de moda, amarrado por um DNA muito bem definido, seguindo uma estética rigorosa e discreta, preservando um estilo elegante e sofisticado. Icônico, não é?

Beijos, H.

TAGS:

Armani, desfiles, fashion, marcas, moda
Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos