Depois de muita expectativa sobre o novo responsável pelas coleções da Chanel, ontem, dia 12 de dezembro, foi finalmente anunciado que Matthieu Blazy será o novo diretor criativo da maison. O designer, que já passou por grandes casas como Bottega Veneta e Margiela, ficou conhecido por suas silhuetas volumosas e trabalhos em alfaiataria, que trazem seu olhar contemporâneo para a moda.
Matthieu Blazy nasceu em Paris, em 1984, e formou-se na La Cambre, uma Escola Superior de Artes Visuais em Bruxelas. Durante seus anos de graduação, o estilista trabalhou para grandes marcas, como a Balenciaga, onde atuou como estagiário da linha feminina, que, na época, estava sob a supervisão de Nicolas Ghesquière. Posteriormente, colaborou com outros grandes nomes, como John Galliano e Raf Simons, com quem sua carreira começou a ganhar destaque, até alcançar um cargo na Dior.
Matthieu Blazy ganhou grande reconhecimento no mundo da moda quando assumiu a direção da Maison Margiela, destacando-se especialmente com sua coleção Artisanal Outono/Inverno 2014. Após deixar a Maison, o francês passou a trabalhar na Céline, sob a direção de Phoebe Philo, onde conheceu Daniel Lee. Posteriormente, os dois trabalharam juntos na Bottega Veneta, levando Blazy a assumir a direção criativa da maison após a saída de Lee. Seu trabalho na marca tornou-se amplamente reconhecido por suas técnicas inovadoras com couro, alfaiataria e silhuetas inovadoras, que exploravam influências de áreas como arquitetura e artes. Além disso, colaborações relevantes aumentaram ainda mais a visibilidade de suas peças, colocando-o numa posição de destaque dentro da moda contemporânea.
Mathieu Blazy é apenas um dos vários nomes que chamam a atenção na moda atual e que chegam para trazer mudanças e inovações à indústria. Podemos esperar que sua contribuição para a Chanel traga novos destaques para a maison, mantendo, ainda assim, seu tom clássico e super sofisticado.
Beijos, H.