Essa semana tive a oportunidade de mergulhar de cabeça em uma das minhas verdadeiras paixões: design de interiores! Fiz um tour completíssimo pela CASACOR 22 com ninguém mais ninguém menos que Esther Schattan – sócia da Ornare, parceira de negócios e um verdadeiro encanto de pessoa! Com certeza fazer esse tour acompanhada de alguém tão especialista no assunto me fez ver TUDO com outros olhos. Esther de cara já introduziu o tema da mostra desse ano, ”Infinito Particular”, e ao visitarmos cada um dos cinco ambientes feitos em parceria com a Ornare, ficava claro como cada arquiteta e arquiteto trouxeram uma leitura realmente particular da temática em seus projetos – e como a Ornare sabe adaptar suas soluções para cada estética e funcionalidade. Vamos ver como esse tema se refletiu nos ambientes criados com a Ornare?
SERTĀO (NILDO JOSÉ)
Em um dos primeiros ambientes da CASACOR, Sertão de Nildo José, a Ornare já estava presente! Em um apartamento inspirado pelo quadro Cangaceiro, de Cândido Portinari, Nildo usou da linha Shaker Ornare para criar a ilha de cozinha perfeita com fortes referências ao nordeste e à caatinga da Bahia – local de origem do arquiteto. O móvel em tons terrosos e design clean, mas vintage, trouxe a essência do ambiente todo estruturado para ser funcional e agradável aos olhos – eu simplesmente amei o revestimento dos móveis da cozinha com um material similar à palha, que garante leveza e reforça a inspiração rústica do ambiente. Chic e inspirador, né não?
LOUNGE SINGULAR (CAIO BANDEIRA E TIAGO MARTINS)
Em uma pegada mais industrial e moderna, mas mantendo os tons terrosos, os arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins montaram um ambiente bem cosmopolita. A Ornare ficou com a cozinha e o frame no teto das linhas Shaker e Sky – perfeitos para quem ama a estética urbanizada de São Paulo! Percebam que o toque rústico que vimos no ambiente anterior ainda se mantém no acabamento dos armários e nos painéis de madeira, mas ganha uma essência industrial graças às armações metálicas no teto. Demais, né?
CASA COSENTINO EMBAÚBA (LUCAS TAKAOKA)
Com tetos arredondados e ambientes ultra minimalistas, a Casa Cosentino focou na estética clean e funcional! Lucas Takaoka prezou por um apartamento que unisse o melhor dos dois mundos: utilitarismo e beleza. Com a cozinha, o quarto e o closet montados pela Ornare, o ambiente totalmente limpo e em tons de marrom e branco foi uma grande reconstrução da estética individualista e chic! Na cozinha, os armários Ornare sem puxadores abrem ao toque e as luzes ficam embutidas às prateleiras, criando a estética minimalista de Takaoka. Já no quarto, os painéis e as prateleiras ficam até a metade da parede verticalmente e horizontalmente, respectivamente, mantendo a estética clean de todo o apartamento – uma escolha pessoal do artista para reforçar a áurea clean de todo o ambiente, mesmo com madeira escura! No quarto, também encontramos um gaveteiro que complementa a funcionalidade do closet atrelado ao banheiro, que mesmo super minimalista, se destaca pelo acabamento do vidro e pela prateleira acoplada, que garante ainda mais funcionalidade ao projeto. Um dos meus preferidos, deu até vontade!
CANTO DA TOSCANA (SABRINA SALLES)
Com inspirações no centro europeu italiano, o Canto da Toscana de Sabrina Salles foi criado para misturar o contemporâneo e o clássico em um ambiente colorido e acolhedor. O foco de todo o projeto está na chamada ”cozinha de estar”, um ambiente super integrado e pensado para estimular a socialização e conversa, que além de ter a função da própria cozinha, também serve para juntar amigos e familiares em visitas nas refeições – uma cena beeem italiana, né? Amo esse conceito! Os armários de vidro reforçam esse conceito de integração e a madeira clara alude à mobilia clássica do interior da Itália, deixando tudo ainda mais acolhedor e intimista – sem falar nesse mármore deuso que eu pirei!! E apesar de super clássicos, esses mármores mais estampados estão cada vez mais trendy, hein? Pra ficar de olho!
ESTÚDIO BERESHÍ (BÁRBARA DUNDES)
Em hebraico, Bereshí significa origem, o princípio de tudo. Essa foi a inspiração de Bárbara Dundes para criar aquele que, quase ironicamente, seria um dos últimos espaços do circuito. Logo de cara o predomínio da paleta em tons de cinza já alude à poeira, ao pó de onde viemos e para onde voltaremos. Chega a ser poético, né? Achei tudo interessantíssimo!! E muito bacana ver como a Ornare chegou numa proposta totalmente diferente dos outros ambientes para complementar todo o conceito do projeto – com finalizações contemporâneas e neutras de revestimento, ela conseguiu complementar o espaço perfeitamente com a linha Round e a estante Ikigai de metal com madeira clara – que a princípio nem era para a cozinha, acreditam? Pra gente ver como sair da caixinha pode nos trazer soluções incríveis! A mesa sobre a bancada também foi uma das intervenções da arquiteta para dar continuidade e fluidez ao acabamento em pedra, unindo mesa e bancada num mesmo revestimento. Outra coisa que amei foi a iluminação dos móveis com ajuste ao toque, que deixa o espaço ainda mais aconchegante e funcional. E para ficar ainda melhor, a estilista Cecilia Prado faz a sua marca no espaço com uma coleção feita especialmente para a CASACOR 22 com peças upcycling de coleções anteriores expostas no cabideiro metálico do quarto – que também é Ornare! E ah, um detalhe que eu adorei saber e que torna o ambiente ainda mais inspirador: Bárbara optou por revestir o teto de concreto da própria estrutura do local, mas apenas parcialmente! A arquiteta deixa propositalmente um “buraco no teto” evidenciando a estrutura original da construção, evidenciando a estrutura original da construção e provocando uma reflexão sobre nossas origens. Muito legal, né? Amei amei amei!
Beijos, H.