Desde 2020, o “Enfant Terrible” da moda, Jean Paul Gaultier, escolhe novos designers para traduzir a essência da maison e apresentar as novas coleções de alta-costura nas temporadas de moda. E dessa vez, a marca anunciou Nicolas Di Felice como o próximo estilista a assinar uma coleção para a grife. Vamos entender um pouco mais sobre essa collab?
Jean Paul Gaultier fundou sua marca homônima em 1982. Pupilo de Pierre Cardin, o estilista sempre foi conhecido por desafiar as visões mais conservadoras de moda em seu tempo. Seus desfiles desafiavam os códigos estéticos e de gênero da época, com um tom andrógino, exagerado, sensual, disruptivo e, acima de tudo, provocante. Sua colaboração com a cantora Madonna, outro ícone responsável por quebrar paradigmas femininos na época, deu origem àquela que viria a ser uma das peças mais icônicas no mundo da moda: o corset que, ao invés do bojo convencional, possuía dois cones pontiagudos na região dos seios. Depois de um grande legado na moda, Gaultier se aposentou em 2020, porém continuou como embaixador da grife.
Nesses quatro anos de aposentadoria, sete designers diferentes já passaram pela maison, entre eles estão: Glenn Martens, Olivier Rousteing, Haider Ackermann e Simone Rocha, que assinou a última coleção apresentada na temporada de outono/inverno 24/25. Mas quem é Nicolas Di Felice? O designer, nascido em uma vila na Bélgica, já passou pela Balenciaga de Nicolas Ghesquiere em 2008, pela Dior de Raf Simons e Louis Vuitton. Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor-criativo na Courreges.
Sua última coleção apresentada na Courreges foi muito comentada por trazer o ultrasexy às passarelas. O designer sempre rodeia as discussões mais atuais em seus desfiles, e nessa coleção não poderia ser diferente. Observamos o debate sobre a liberdade feminina, representada por códigos estéticos como os bolsos na parte da frente dos casacos em um gestual bem sugestivo, além dos tops minúsculos e peças com transparência. O estilista também brinca com as modelagens e nos convida a dar uma segunda olhada nas peças aparentemente simples, mas que sempre possuem um recorte ou detalhamento diferente e super criativo.
Nicolas Di Felice é um nome para ficarmos de olho na próxima temporada de moda marcada para 24 a 27 de junho em Paris. Além de ser uma grande aposta da Maison nesse momento, podemos ver muitos aspectos que o fundador e o designer emergente têm em comum, principalmente o caráter provocante. Estou ansiosa para ver como Nicolas trará os códigos de Gaultier para a sua estética mais clean e quase minimalista. Um desafio, vocês não acham?
Beijos, H.