FASHION
NYFW: 5 TENDÊNCIAS PARA FICAR DE OLHO NESSE INVERNO

19 de fevereiro de 2024

O inverno está chegando logo logo e por aqui já é tradição acompanhar o que cada marca pode trazer de novo durante essa época do ano. Assim, com o término da New York Fashion Week, nesta quarta-feira e depois de analisar os desfiles e as novidades, trouxe para vocês um top 5 das minhas maiores apostas de tendências para o inverno de 2024. Vamos conferir? 

XADREZ

Tendências são sempre cíclicas, mas sabemos que o xadrez nunca sai totalmente de moda, sempre com padronagens novas e diferentes, é super democrático e está presente no guarda-roupa de todos os públicos. Principalmente com a volta do “indie sleeze”, uma estética bem próxima do famoso grunge que marcou os anos 90, era de se esperar que veríamos uma das peças mais icônicas, a camisa de flanela, de volta às passarelas de forma repaginada e reinventada. A primeira aparição do xadrez já aconteceu no desfile de abertura da temporada. A Helmut Lang trouxe a padronagem em um conjunto de composições ousadas dos pés à cabeça, em uma saia e suéter. No segundo dia, ela já aparece mais vezes, imersa no estilo preppy de Tommy Hilfiger, na passarela musculosa e cartunesca de Colina Strada e no desfile cheio de referências latinas de Willy Chavarria. As grandes marcas também não ficaram de fora desta, Carolina Herrera trouxe a padronagem de forma mais “seca” e elegante, em um padrão mais clássico que lembra o xadrez “príncipe de Gales”. Já Thom Browne explorou a mistura de padronagens em uma composição quase que inteiramente xadrez, o que conversou muito bem com a sua ambientação imersiva no universo de Edgar Allan Poe. 

TRANSPARÊNCIAS

Apesar da temporada de moda vir ditar novas tendências para a estação mais fria do ano, não deixaremos de lado as transparências e a “pele de fora”, a NYFW vem para provar que podemos estar protegidos e fashion ao mesmo tempo, e que com truques de styling e peças combinadas podemos adequar essa tendência que já está pipocando há algum tempo de forma única e estilosa para o inverno. A transparência aparece também de diversas formas, em alguns desfiles com uma pegada mais ousada, como na coleção de Ludovic de Saint Sernin, as saias lápis transparentes com flores estampadas inspiradas no trabalho de Robert Mapplethorpe chamaram atenção, assim como o look completamente transparente apresentado no desfile da Khaite, – um vestido mais fluido e colado ao tronco- na Luar que aparece de uma forma mais divertida em um look mais geometrizado e estruturado que brinca com as proporções do corpo por baixo e na marca brasileira Patbo que se apresenta através das rendas e sobreposições. Agora indo um pouco contra essa pegada mais ousada, as segundas peles vêm como um truque de styling por cima das camisas sociais no desfile da Proenza Schouler e nas calças também de renda apresentadas na Altuzarra. 

TEXTURAS

Uma outra aposta de tendência com certeza são as texturas, que apareceram com diversas caras e formas e em peças e materiais completamente diferentes, dos mais incomuns até os mais ricos. As texturas vão desde o desfile de Helmut Lang e sua seda com textura de plástico bolha até a pele de crocodilo falsa na coleção de Tory Burch. As texturas “fofas” de pelúcia também ganharam força nesta temporada, às vezes pontualmente aparentes, como nas coleções de Anna Sui e Eckhaus Latta que são mais localizadas nas golas e mangas dos casacos, criando um ar mais cool e confortável aos casacos e por vezes aparecendo em looks completos como na passarela de Gabriela Hearst e Proenza Schouler, que apesar de serem texturas de pelúcia, o casaco inteiro vermelho de Gabriela, traz mais ousadia e poder, enquanto o casaco branco apresentado por Proenza, traz um ar um pouco mais “clean” e elegante.

TONS TERROSOS, CORES SÓBRIAS E VERMELHO

Os tons terrosos e o vermelho realmente vieram para ficar. A tendência que já estamos vendo nas ruas e em outras temporadas também está super presente nessa passarela. E apesar de não ser novidade cores mais sóbrias durante o inverno, os desfiles da New York Fashion Week trouxeram paletas diferentes. Contando com a presença de muito verde escuro, tons terrosos, como o marrom e o bege e o vermelho em tonalidades diferentes, essas foram as cores que carimbaram as passarelas, e que são ótimas pedidas para quem quer fugir do preto e branco mais básicos que geralmente usamos durante essa época. Como uma cor que ganhou muito destaque nesse momento, o verde escuro apareceu na coleção da Coach em um look chique e diferente e se repetiu nas coleções de Jason Wu e da Fforme de uma forma mais minimalista e sofisticada. Já o vermelho tomou conta de diversos desfiles, dos mais elegantes e clássicos até os mais ousados e inovadores, como no desfile da Tommy Hilfiger e de Laquan Smith. Já os tons terrosos apareceram em quase todas as marcas pontualmente ou em looks completos como apresentado por Michael Kors. 

OMBROS EM EVIDÊNCIA

O maximalismo, que começou timidamente nas bolsas e acessórios agora caminha para tornar-se uma macro-tendência e já deu as caras em Nova York interpretado de formas sutis e clássicas em algumas marcas e também de formas bem caricatas e esculturais em outras. Com foco nos ombros, começamos pelos desfiles de Colina Strada e da Luar que usaram dos enchimentos, volumes e estruturas para trazer uma provocação sobre as regras sociais de gêneros de forma lúdica. Já marcas como Carolina Herrera, Willy Chavarria e Thom Browne, apostam nas grandes ombreiras e babados ao redor do colo para trazer em evidência essa parte do corpo de forma sutil, porém criativa.

Essas foram as tendências que eu aposto que virão com força nessa temporada, mas as semanas de moda sempre chegam com muitas novidades e criatividade e essa temporada de moda inverno 2024 ainda passará por Londres, Milão e terá seu final em Paris, contando com a presença das grandes Maisons. Por isso, vale a pena ficarmos de olho nas novidades e mais tendências que poderão surgir. Estão ansiosas? E me contem, qual dessas vocês vão aderir?

Beijos, H.

TAGS:

desfiles, fashion week, looks, moda, tendência
Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos