A Pantone oferece uma linguagem cromática universal que permite e ajuda nas decisões de cores em todas as etapas do fluxo de trabalho para marcas e fabricantes. Com o sistema “Pantone Matching System”, criado em 1963, conseguiu revolucionar a indústria da impressão gráfica, pois concede a seleção, comunicação e reprodução fiéis de cores precisas e consistentes em qualquer lugar do mundo. Sua linguagem se estende para todas as indústrias conscientes das cores, como a têxtil, de vestuário, beleza, interiores, design arquitetônico e industrial, além de aparecer em diferentes materiais e substratos, como na impressão, em tecidos, plásticos, pigmentos e revestimentos.
Desde 1999, o Pantone Color Institute promove um programa educacional – o Pantone Cor do Ano – para engajar os criativos e entusiastas da cor e do design de todo o mundo a debaterem sobre as cores, relacionando tal tema à cultura e sociedade na qual estamos inseridos. Para decidir, de fato, a Cor do Ano, um grupo global de experts em cores da Pantone filtram e rastreiam novas influências e cores ao redor do mundo. As pesquisas ocorrem na indústria do cinema e do entretenimento, em coleções e exposições de arte, em novos artistas, na moda, em todas áreas do design, em viagens, em lifestyles, em tecnologias, em novas matérias-primas e, inclusive, em condições socioeconômicas.
Em 2022, pela primeira vez, após discutir sobre a psicologia da cor atrelada ao zeitgeist e à família correspondente de cores, não foi possível identificar o tom correto para a cor do ano. De tal forma, foi preciso criar uma nova cor que passasse a mensagem exata que a Pantone queria, daí o surgimento do PANTONE 17-3938 Very Peri. Já na primeira Cor do Ano, com o PANTONE 15-4020 Cerulean Blue, em 1999, foi possível perceber a influência do programa em desenvolvimento de produtos e no impacto das decisões de compra em praticamente todas as indústrias e países do mundo.
Para o ano de 2024, a Cor do Ano Pantone é o PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, um tom de pêssego gentil e aveludado com uma aura cativante que enriquece nossa mente, corpo e espírito. A mensagem por trás do tom escolhido é a de cuidados e compartilhamento, vida comunitária e colaboração. Estabelecida entre o rosa e o laranja, a cor inspira uma sensação de pertencimento e evoca uma nova modernidade, com uma leveza despretensiosa mas impactante, ao mesmo tempo. Em um mundo que está sempre em constante movimento e enfatiza a produtividade e conquistas exteriores, a Pantone queria voltar a atenção para nós, para a companhia de quem amamos e do sentimento de quando nos permitimos saborear a quietude e solitude. PANTONE 13-1023 Peach Fuzz é uma cor radiante que exprime calorosamente a elegância e a modernidade, é como um convite a um abraço.
O que acharam da Cor Pantone para 2024? Já conheciam o padrão de cor que rege o mundo do design e de quase todas as indústrias?
Beijos, H.