A Milan Fashion Week chegou ao fim neste fim de semana! E hoje, dia 23 de setembro, já começam as apresentações no último destino da temporada de moda internacional: Paris! Entretanto, trago para vocês um desfile que se destacou nos últimos dias na Itália, justamente por sua excentricidade: o da Diesel. Sua apresentação aconteceu no sábado e chamou muita atenção do público pelo seu tom fantasioso e extremamente fashion!
A Diesel é uma marca que se tornou referência na virada do milênio. Famosa pela estética Y2K, trouxe as calças jeans skinny de cós baixo para os holofotes, tornando-se icônica durante os anos 2000. No entanto, com o passar dos anos, acabou caindo no esquecimento dentro da indústria. Foi em 2020, com a chegada de Glenn Martens à direção criativa da marca, que tudo começou a mudar, fazendo com que a Diesel voltasse a ser uma das etiquetas mais hypadas e retomasse seu caráter descolado e irreverente, trazendo novas referências de moda com um toque experimental.
Nessa coleção, a inovação de Martens também não fica de fora. Com uma passarela coberta por sobras de jeans, o estilista levanta questionamentos sobre a relação da moda com a sustentabilidade, a ideia de circularidade e, principalmente, a forma como consumimos o jeans. Baseando-se em todas essas questões, ele utiliza técnicas de upcycling e reaproveitamento de tecidos para construir suas peças, dialogando com uma temática que transita entre o alienígena, presente na proposta de beleza das modelos, e um mood pós-apocalíptico. Assim, ele apresenta roupas destroyed e desgastadas, que brincam com texturas e volumes, especialmente em casacos e jaquetas, que recebem acabamentos estampados e variações de tons. Além disso, o estilo sexy, parte essencial da marca, também está presente em shorts curtos com franjas, vestidos e saias de comprimento mini, além de macacões bem ajustados ao corpo, delineando a silhueta das modelos e explorando essa dualidade entre uma imagem de moda forte e ousada, mas que também provoca o estranhamento.
Não há dúvidas sobre o papel essencial de Glenn Martens na ascensão da Diesel. O estilista, que acaba de anunciar sua saída da Y/Project, outra marca da qual era diretor criativo, sempre soube trazer uma visão inovadora e conceitual para suas coleções, o que ajudou a tornar seu nome tão importante na moda atual, além de atrair ainda mais atenção para suas novas criações. Autêntico e muito original!
Beijos, H.