Com a busca atual por uma moda mais autêntica e original, o termo Goth Girl tem ganhado cada vez mais destaque. Como o próprio nome sugere, esse estilo resgata a estética gótica, misturando-a com outras referências em alta, como o grunge e o romântico. Essa combinação traz um ar inovador para um estilo já conhecido, explorando novas propostas de forma criativa.
A moda gótica surgiu originalmente no final da década de 1970, como uma nova proposta estética que trazia um tom mais sombrio e melancólico para diversas mídias. Com o passar das décadas, o estilo gótico evoluiu para além da música, tornando-se uma grande referência no contexto das subculturas. Ele conquistou espaço também na literatura, arquitetura, cinema e, principalmente, na moda, já que os adeptos traduziam, por meio das roupas, sua forma mais introspectiva e interiorizada de enxergar o mundo.
Hoje em dia, entretanto, o que mais vemos nas produções são misturas estéticas entre o melancolismo romântico gótico, a rebeldia punk e até mesmo o minimalismo sofisticado que marcou os anos 90. Assim, é possível perceber produções que transitam pelo tom mais pesado e sombrio das texturas e sobreposições, pelo sexy das transparências e corsets, e também por uma releitura mais polida do estilo, trazendo como principal referência o uso das alfaiatarias. Por fim, a maquiagem é outro elemento que se relaciona diretamente com o estilo, tendo a sombra preta como um marco da estética, acompanhada de batons mais escuros e delineados bem dramáticos. Além disso, os acessórios também ganham destaque, marcados por botas pesadas e colares que incorporam símbolos religiosos como parte da composição.
A moda sempre consegue criar harmonia entre estilos e estéticas diferentes de forma inovadora, valorizando tudo aquilo que marcou o passado. Por isso, acompanhar as mudanças que estão acontecendo atualmente torna tudo ainda mais especial. O que vocês acham dessa nova proposta? Usariam?
Beijos, H.