Na temporada atual, estamos vivenciando grande influência do minimalismo dos anos 1990. Como oposição ao que vínhamos acompanhando no pós-pandemia, com exageros e cores vibrantes, agora é a vez do prático, simples e preto e branco. O famoso “menos é mais”! Nos desfiles da NYFW, duas marcas se destacaram nessa onda, mas de formas diferentes. Vamos entender?
A Staud, fundada em 2015 por Sarah Staudinger e George Augusto em Los Angeles, tinha como fundamento empoderar mulheres e ser acessível. Nessa coleção de primavera 2024, foi possível ver essa feminilidade atrelada ao minimal. A marca apresentou uma versão descolada do look de princesa, com saias volumosas e acetinadas combinadas a tops básicos, ambos em cores suaves. Além de propor esse “sonho” às mulheres, também desfilou silhuetas retas e conjuntinhos de alfaiataria.
A marca austríaca multidisciplinar criada em 1986 e atualmente baseada em Nova York, Helmut Lang, se baseia em três pilares: utilidade, civilidade e disruptividade. Nessa temporada, a estreia de Peter Do, um dos nomes mais quentes da atualidade, estava sendo muito aguardada no mundo da moda. O minimalismo da coleção esteve presente nos designs geométricos, nas cores (ou na falta delas) e nas camisas de corte reto. Uma reformulação dos básicos e atemporais. Chique!
Outro elemento dos anos 90 que estamos vendo em diversos desfiles das semanas de moda é a camisa branca! Desde as mais tradicionais até às versões mais oversized, ou com transparência e outros tecidos menos “sérios”.
E aí? Vocês gostaram dessa volta do minimalismo?
Beijos, H.