Ontem, dia 23 de maio, a Louis Vuitton apresentou sua nova coleção Cruise 2024/25 em Barcelona, em um cenário tombado como Patrimônio Mundial: a Sala Hipostila, criada pelo arquiteto espanhol Antoni Gaudí. Com pilastras que relembram a arquitetura dórica grega e mosaicos que homenageiam o sol e a natureza, a coleção mistura arte e moda em peças com modelagens arquitetônicas.
O desfile começa com peças em tons claros, como bege e branco, construindo uma silhueta que remete ao estilo dos anos 80, com roupas geometrizadas, através de uma modelagem alongada, blazers com lapelas maximalistas, cinturas afuniladas e ombreiras oversized, além das camisas e vestidos com pregas que trazem a “rigidez” das linhas para essa modelagem mais “quadrada”. O styling com chapéu também dá vida a esses elementos do power dressing característicos da década de 80, muito usados para desconstruir a ideia de fragilidade e trazer mais força para as mulheres na época. E é justamente essa silhueta com traços fortes que Nicolas Ghesquière, diretor criativo da marca, cria com os casacos e alfaiatarias, que vão se suavizando ao longo da apresentação.
A perda dessa silhueta geométrica acontece a partir do momento em que os códigos inspirados no modernismo catalão de Gaudí começam a aparecer: os super plissados e as mangas que trazem a organicidade do arquiteto, as saias que fazem alusão aos Trencadis (mosaicos de cerâmica) e as rendas e flores que homenageiam a natureza, assim como as suas obras, adentram o desfile junto com o preto e cores mais vibrantes. As saias e vestidos volumosos, criados com o balonê, também prestam uma homenagem ao estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, um dos maiores nomes da moda, além das franjas e babados que referenciam a cultura espanhola do flamenco. A coleção faz um mix entre o design futurista e peças retrôs, criando uma imagem de moda elegante e contemporânea.
O fôlego de Nicolas Ghesquière é impressionante, já que os looks vão seguindo uma crescente de estilo, criando um impacto visual do início ao fim do desfile, com muito conceito e referências culturais que deixam o desfile ainda mais interessante e ousado.
Beijos, H.