Decor
O MODO DE DECORAR DE ALGUNS CRIATIVOS DA MODA

27 de outubro de 2023

Não é novidade para ninguém que eu adoro quando a moda ultrapassa as roupas, né? Já trouxe alguns conteúdos aqui sobre a relação com a decoração, que é uma das áreas da arquitetura que mais se aproxima do mundo fashion e, pensando nisso, busquei alguns designers e suas criações para além do vestuário. 

Começando por Virgil Abloh e sua colaboração com a IKEA, empresa multinacional sueca dedicada à produção e venda de móveis, colchões, eletrodomésticos e alimentos. O antigo diretor artístico da coleção masculina da Louis Vuitton e de sua marca própria Off-White formou-se, antes de se consagrar como estilista, em engenharia civil e arquitetura. A coleção lançada em 2019 conta com cadeira, mesa, espelho, relógio, tapete e bolsa, compondo 15 itens no estilo minimalista e com as aspas – marca registrada de Abloh. Segundo ele, a collab é “a moda que você não pode vestir”. 

Outro exemplo de colaboração é entre Rick Owens e sua esposa. Desde 2007, o estilista vem expandindo seu universo criativo para além da moda, criando um estilo de vida como uma extensão de sua estética disruptiva e misturando materiais, texturas e funcionalidades. Suas ideias são compartilhadas com seu braço direito nessa frente de seu trabalho – e na vida – Michèle Lamy. Seus mobiliários têm influências dos movimentos brutalista, modernista e minimalista, feitos, na maioria, em mármore, bronze, madeira petrificada, osso de boi e pedras, e de pintura monocromática. Também, lançou o livro Rick Owens: Furniture, que cataloga as peças esculturais e mostra o espaço onde ele começou a projetar móveis como hobby.

Por último, a estilista japonesa Rei Kawakubo, fundadora da Comme des Garçons e considerada uma das estilistas mais influentes do século XX, explorando uma moda mais disruptiva. Assim como suas criações na moda, seus objetos são definidos entre esculturas e móveis, podendo ser utilizados para sentar, mas também apenas para admirar. Criados seguindo sua filosofia de que tudo está conectado e expandindo sua coleção de acessórios: a cidade onde está localizada a loja, a roupa, a distribuição dela e, portanto, os móveis. So cool!

Demais como a mente criativa de alguns designers se adequa a diversos tipos de arte e áreas que se relacionam, né? Qual estilista vocês gostariam de ver explorando a decoração?

Beijos, H.

TAGS:

arquitetura, collab, decor, decoração, mobiliário, moda
Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos