Sabemos que, aos poucos, o mundo está se tornando cada vez mais acelerado e, assim, a velocidade começa a se manifestar em nossas vidas, não só na internet, mas também no nosso cotidiano, influenciando a forma como consumimos e enxergamos o mundo. Com isso, começamos a perceber que duas ondas surgiram: o maximalismo autêntico, que traz visuais criativos e exagerados, mas através de itens atemporais, e a tendência do Quiet Luxury, que busca proporcionar um alívio sensorial com o uso de peças mais clean e sofisticadas.
Por isso, hoje o assunto se volta para essa tendência que impacta não só a moda, mas também a decoração. Independentemente de qual universo estamos abordando, essa ideia de luxo se caracteriza pela elegância discreta, seguindo a linha do “menos é mais”. Porém, no caso da decoração, a proposta é valorizar os espaços internos de forma aconchegante, diferente do minimalismo mais frio e distante que já foi tendência há algum tempo. Dessa vez, a ideia é trazer significado e propósito para cada escolha feita dentro do ambiente.
Mas como trazer essa ideia de aconchego? Utilizando materiais e cores que promovam uma sensação de proximidade e criem um ambiente natural. Peças em fibra, madeira ou pedra, por exemplo, transmitem esse ar de conexão com a natureza, gerando uma sensação de calma. Além disso, o uso de cores neutras e sóbrias também agrega muito ao espaço na criação de um clima sereno, especialmente se apostarmos em uma paleta de cores que gira em torno do creme, branco, cinza e marrom, já que essas opções são atemporais e combinam com vários estilos.
Dar prioridade a uma mobília funcional também é interessante, optando por designs mais retos e funcionais, que sejam utilitários sem ocupar grandes espaços, facilitando o dia a dia, especialmente na hora de organizar o lar. Por último, a iluminação natural é essencial, não só para valorizar a beleza do local, mas também para criar uma sensação de maior amplitude. Além disso, pensando na saúde, a luz do sol é fundamental para nos mantermos bem dispostos e para permitir que nossa casa fique bem arejada e iluminada.
A tendência do Quiet Luxury vai muito além da estética, refletindo também um estilo de vida que traz o bem-estar e a desaceleração de uma rotina corrida como foco, proporcionando momentos de reconexão consigo mesmo, além de com a família e amigos, relembrando-nos de enxergar a beleza do simples.
Beijos, H.