FASHION
OS ESPORTES E A MODA ANDAM JUNTOS NA TERCEIRA EDIÇÃO DO DESFILE DA VOGUE WORLD

24 de junho de 2024

Ontem, dia 23 de junho, a nova edição do Vogue World tomou conta das ruas parisienses, mais especificamente da Place Vendôme. Eu, que pude ver tudo de perto, vim contar para vocês um pouco do que aconteceu nesse evento incrível, que juntou os 100 anos de moda com a história dos esportes para dar vida a um desfile único e marcante! Reunindo modelos e atletas, todos se juntaram para apresentar e homenagear as marcas que marcaram a história da França, relembrando cada época da moda, desde os anos 20 até a atualidade, combinando cada uma das décadas com as modalidades esportivas que poderemos assistir muito em breve, no mês de julho, já que o país será sede das Olimpíadas de 2024.

Começando pelos anos 20, o desfile se inicia com looks na famosa estética das melindrosas, com cabelos curtos e saias esvoaçantes, prestando uma homenagem a Chanel, Louis Vuitton e à prática do ciclismo. Indo para a década de 30, o trabalho de Cristóbal Balenciaga é referenciado através das suas silhuetas mais icônicas, com muitos volumes e construções esculturais no desfile ao lado de alguns maratonistas. Logo depois chegamos na década de 40 com uma homenagem aos esportes aquáticos e um tributo às peças musicais que marcaram Hollywood, além de referenciar o icônico “New Look” de Christian Dior. Para os anos 50, a maison Hermès é a escolhida para ser homenageada juntamente com os esportes equestres, criando um laço entre o esporte e a grife escolhida, que sempre foi uma referência para os atletas de hipismo.

Já os anos 60 ficaram marcados pela proposta futurista que Paco Rabanne e André Courrèges trouxeram para a moda da época, sendo representados no desfile por looks em sua maioria brancos e prateados, com silhuetas mais rígidas, aparecendo juntamente com atletas da esgrima. Pulando para os anos 70, as transparências, os tecidos esvoaçantes e as cores vibrantes se fazem presentes, assim como há algumas décadas passadas, combinando com os uniformes das garotas da ginástica. Já a estética girlboss vintage toma conta da década de 80, homenageando um dos maiores estilistas responsáveis pela criação da silhueta de uma mulher poderosa, Yves Saint Laurent, ao lado de lutadoras de boxe, representando essa força feminina.

Os anos 90 chegam marcados pelo futebol e com looks que remetem aos uniformes e às roupas usadas pelos técnicos e juízes dos jogos. Finalizando a apresentação com os anos 2000, bloco que foi marcado pelo tênis e pela moda que marcou a virada do milênio, com vestidos coloridos e amplos, puffers e alguns looks mais experimentais, tudo que já acostumamos a ver na nossa moda contemporânea

É sempre incrível ver como a moda consegue se relacionar com tantas áreas e como ela é tão essencial na nossa vida. Esse evento, um dia antes de começar a semana de alta costura, foi muito especial. É melhor ainda poder fazer parte disso e compartilhar um pouquinho da minha experiência com vocês. O que acharam?

Beijos, H.

TAGS:

collab, desfiles, fashion week, looks, moda
Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos