Vamos falar sobre nossa moda brasileira? A São Paulo Fashion Week IN.PACTOS – nomeada para reafirmar os conceitos de criação e de inovação autoral e da tecnologia e reinvenção na atualidade – contou com diversidade, arte, música e arquitetura – além da própria moda. E eu não podia deixar de comentar sobre as marcas e as coleções mais diferentes das passarelas desse ano! O evento foi lindo, deu o que falar na mídia pela quantidade de famosos nas passarelas, mas, principalmente, foi palco para ascensão de peças e composições maravilhosas que com toda certeza irão brilhar como inspiração para vocês! Vamos lá?
À LA GARÇONNE
À La Garçonne, marca de upcycling do diretor criativo Fábio Souza e do estilista Alexandre Herchcovitch, abriu a semana de moda de São Paulo com a passarela localizada no Museu de Arte Brasileira da FAAP, no último dia do mês de maio (31). A coleção conta com tons mais neutros como o preto, o branco e o verde militar e parte de duas vertentes: elementos mais glamourosos para as peças femininas e de streetwear para as peças masculinas. O destaque para mim foram os botões, que se tornam universais para a maioria das roupas da coleção, trazendo elegância e modernidade às peças.
BOLD STRAP
A nova coleção da marca Bold Strap, assinada pelo estilista Pedro Andrade, ficou conhecida como “Bold Ride”. O desfile tomou conta do galpão do Komplexo Tempo, na Mooca, e desafiou a semana de moda com peças sensuais, cheias de recortes e fendas que brincam com os conceitos de lingerie e o universo queer. Eu, particurlamente, não conhecia a marca, mas foi uma das coleções mais ousadas – se não a mais ousada – da SPFW desse ano e eu não podia deixar de lado. O desfile foi super animado, uma verdadeira apresentação dos ideais da marca!
ANACÊ
A marca de Clara Watanabe e Cecília Gromann tomou o teatro da FAAP para apresentar uma coleção super diversificada entre o básico e as alfaiatarias de ateliê. Anacê brinca com o streetwear e a sofistificação, entregando uma bela coleção com tons neutros e terrosos dentro de um desfile que combina vertentes artísticas da arquitetura e das formas nas maquiagens e no cenário. Bem artsy, amo!!
MISCI
A coleção “Eva – Mátria Brasil” do estilista mato-grossense Airon Martins é regada na força e na estética das mulheres brasileiras e conta com uma paleta super diversificada. As peças são feitas de matéria prima nacional e de maneira sustentável em cores como o vermelho, o azul e o verde, além dos tons neutros. Apesar de ser uma coleção de roupas, a marca também apresentou uma produção de joias em pedras naturais brasileiras. A Misci, com toda certeza, foi um dos desfiles que eu mais gostei. Nada melhor do que apreciar a moda nacional e vê-la crescendo!
SILVÉRIO
Para finalizar, gostaria de comentar sobre a marca Silvério, do estilista Rafael Silvério, um dos criadores do Sankofa – projeto instituído pelos coletivos Vetor Afro-Indígena na Moda e Pretos na Moda que dá palco para estilistas e marcas negras e indígenas na SPFW. As peças dessa coleção são voltadas para a alfaiataria em recortes modernos e cores vivas como laranja, rosa e amarelo. O desfile está cheio de combinações com acessórios mais vibrantes – quando a roupa está em tons como o preto e o branco – e o styling vai mesclando diversos estilos em cada composição.
E aí, gostaram?
Beijos, H.