
Chegou o momento que mais esperávamos: o início da semana de alta costura! E seguindo as veias tradicionais da moda, todos os desfiles acontecem lá em Paris, a capital – e única cidade – da Haute Couture. No primeiro dia, nós tivemos cinco marcas apresentando sua alta costura de inverno: Schiaparelli, Iris Van Herpen, Dior, Raul Mishra e Giambatista Valli. Dentre os principais destaques desses desfiles, muitos elementos ainda podem se confirmar como tendência ao longo dos próximas coleções da semana. Vamos conferir?
SCHIAPARELLI
Daniel Roseberry apresenta mais uma coleção de tirar o fôlego para a Schiaparelli! Ele a descreve como algo que ele sempre quis fazer, fora do conceito de peças e composições totalmente statement, mas cheia de referências a outros estilistas, aos anos 80 e a uma conversa que ele teve com Christian Lacroix onde a frase “black bulls, white horses and the gold of the sun” ficou marcada na memória dele.
Apesar das mudanças citadas pelo estilista, as peças ainda são extremamente enraizadas na estética Schiaparelli, com muito dourado, preto, shapes esculturais, jóias statement e composições cheias de sombras que carregam peso e ousadia.





Outro detalhe que chamou atenção nesse desfile foi a presença de flores e chapéus. As flores traziam um ar poético para toda a coleção e os chapéus transportavam as composições para referências do verão europeu.



IRIS VAN HERPEN
Celebrando o aniversário de quinze anos da marca, Iris Van Herpen lança a coleção Meta Morphism inspirada no poema ”Metamorfoses” do italiano Ovidio. As peças foram feitas para causar sentimentos de reflexão sobre a era pós-moderna digital e trazer referências a deusas da mitologia – cheia de montagens esculturais e pesadas, mas que aos olhos parecem extremamente leves e cheias de movimento. A coleção lembra um verdadeiro cenário distópico, intergaláctico e digital, desafiando a relação que temos hoje com a internet.





RAHUL MISHRA
Em referências muito parecidas com as da Schiaparelli, Rahul Mishra, primeiro designer indiano apresentando uma coleção na semana de Haute Couture parisiense, apresenta peças regadas a flores e ao dourado. Os óculos de sol e as meias calças cheias de detalhes foram alguns do destaques de suas peças magníficas para o Outono/Inverno 2022.





CHRISTIAN DIOR
Maria Grazia Chiuri usa belamente mais uma de suas coleções e momentos de apresentação da semana de Alta Costura para passar uma mensagem política para apreciadores da moda ao redor do mundo! A designer convidou a artista Olesia Trofymenko para elaborar o cenário do desfile inspirado nas paisagens ucranianas. Além do tema social e politico abordado pela coleção, as peças também foram feitas com tecidos sustentáveis e com tramas feitas à mão – detalhes da alta costura que construíram e enriqueceram um momento memorável. Sou fã!





GIAMBATTISTA VALLI
E por último, mas não menos importante, fechando o primeiro dia de apresentações de alta costura, Giambattista Valli entrega uma coleção verdadeiramente fashionista e statement! As peças foram – em sua maioria – construídas com muito tule, tons prateados e branco e muitas cores vibrantes, como de costume. O que chama atenção é novamente os óculos de sol – vistos no Rahul Mishra – os vestidos com mangas bufantes e adereços super diferentes e os laços que apareceram como acessório ou como parte da roupa em diversos looks.





Ansiosos para os próximos dias de desfile?
Beijos, H.