FASHION
PARA INICIAR A NYFW, UM POUCO DA HISTÓRIA DOS DESFILES

8 de setembro de 2023

Hoje inicia o calendário oficial da NYFW e resolvi trazer um pouco da história dos desfiles que tanto movimentam o mundo da moda nos dias de hoje! Tudo começou quando, em 1860, Charles Frederick Worth – o pai da alta costura – usou modelos vivos para mostrar suas criações no lugar de manequins estáticos, nascendo, então, o 1º desfile da história da moda. Além dele, no início do século XX, Paul Poiret também começou a explorar a possibilidade de expor suas roupas em ação. Unindo o comércio e a socialização, ele organizava bailes luxuosos nos quais os convidados se vestiam da melhor maneira possível e, ainda, começou a exigir através dos convites roupas de estilo persa, que caso não fossem atendidas, os participantes seriam retirados ou obrigados a vestirem as suas criações. 

Já nos anos de 1920 e 1930, os desfiles deixaram de ser como festas e mudaram para eventos menores e mais individualizados. No pós-guerra, os desfiles parisienses passaram a ser mais regulamentados e, em 1945, o Sindicato da Alta Costura estipulou que todas maisons deveriam apresentar sazonalmente pelo menos 35 peças noturnas e diurnas. Nessa mesma época, a cultura da 1ª fila dos desfiles passou a ser observada.

Um pouco antes da década de 1950, algumas marcas como Christian Dior estavam indo em direção à publicidade e a uma maior consolidação no mercado. Foi quando o desfile icônico da Dior apresentou o “The New Look” que contou com a presença de várias editoras, além da permissão do registro fotográfico. Os desfiles aconteciam nos próprios salões dos ateliês das marcas, com a passarela no nível do chão e sem música.

Na década seguinte, com Yves Saint Laurent – que lançou sua linha de prêt-à-porter – e Courrèges, os desfiles ficaram mais leves e as modelos caminhavam com mais naturalidade. 

Em 1970 as músicas começaram a fazer parte e foi nos anos de 1980 e 1990 que os desfiles passaram a ser chamados de shows, com a passarela em um palco, com iluminação, sonorização e uma coreografia para as modelos. No final da década, Yves Saint Laurent transmitiu pela primeira vez um desfile em tempo real.

No século XXI, a partir dos anos 2000, os desfiles passaram a ser grandes espetáculos teatrais, elevando o nível artístico e publicitário, voltando a passarela para o nível do público, transformando e levando a plateia para uma atmosfera que se relaciona ao conceito da coleção para além da roupa. Sobre essa nova era de desfiles, tem um post que fiz há uns dias mostrando a grandiosidade e importância deles na atualidade.

Agora que vocês já conhecem o surgimento dos desfiles, acredito que estamos preparadas para acompanhar tudo que a NYFW tem para nos mostrar!

Beijos, H.

TAGS:

desfiles, história, moda
Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos