Uma exposição itinerante da Prada, chamada de Pradasphere II, desembarcou no Start Museum, em Xangai, no dia 07 de dezembro e se estenderá até dia 21 de janeiro de 2024. Ela é pública e gratuita, aberta das 10h às 18h, e mostra a história e cultura da grife desde 1913 até hoje. A primeira edição ocorreu em 2014, apresentada pela loja de departamento de luxo Harrods, em Londres, depois viajou para Hong Kong e, pelo sucesso obtido, nesse ano, expõe sua segunda edição.
A iniciativa faz parte da trajetória inovadora da Prada e da sua visão sobre luxo, beleza e moda como um ato intelectual. A locação é apresentada como um armazém exuberante, criada em colaboração do estúdio de design 2×4, a Pradasphere justapõe o rústico e o refinado, construída com estantes de armazéns industriais forradas com um veludo de seda rosa. A entrada possui um veludo verde, projetado para evocar os fundamentos do estilo da marca.
O corredor principal exibe cerca de 200 looks, desde a primeira coleção até atualmente, com peças femininas e masculinas. Seguindo, uma série de salas especiais que remetem espaços exclusivos da Prada – Prada a Milano, Gallery, Green Store, Cinema, Architecture, Materiality – se ramificam e servem como pontos focais para aprofundar vários episódios deste mundo multidimensional. A exposição também inclui uma área de workshop, onde os visitantes podem testemunhar todas as etapas meticulosas de confecção da icônica bolsa Prada Galleria, graças aos artesãos da Prada Toscana que compartilham os detalhes do processo artesanal. Ao final, encontra-se um café, com coquetéis e típicos lanches italianos.
São mais de 400 artefatos, físicos e digitais, em exibição, retirados do arquivo de moda e de eventos específicos das mais variadas épocas em arte, arquitetura, cultura e esporte. Uma imersão incrível para quem tiver a oportunidade de adentrar a Pradasphere II e vislumbrar as criações em exposição, além de conhecer e se aproximar mais da grife. Demais, né?
Beijos, H.