Em tempos de semanas de moda, como o atual, e com a rapidez de informações, busca-se descobrir novas tendências a todo tempo. Mas como entendemos elas? Quais as divisões que as definem? Serão momentâneas ou estão apenas reaparecendo? Assim como qualquer outra coisa, as tendências possuem diferentes classificações. Vamos nessa?
De forma mais ampla, abrangendo um contexto mais social, existem as tendências “giga” que não são um produto. Iniciam em um grupo reduzido e, com o passar do tempo, acabam se espalhando e fazendo parte do todo, até se tornarem um estilo de vida! Um exemplo seria a inclusão de pessoas mais velhas na sociedade, que por muito tempo foi um grupo negligenciado e hoje vemos que a idade não as define, permitindo que elas ocupem diversos lugares e isso seja normal.
Agora, adentrando mais especificamente o mundo da moda, são as tendências ou peças clássicas. É uma peça que, com o tempo, pode ter suas modificações mas sua base segue a mesma. São como as jaquetas jeans, não importa o ano que você tenha adquirido a sua, você vai continuar usando ela e sua função é ainda significativa. Ou mesmo as estampas, listras, xadrez e animal print estão sempre em alta, são clássicas, atemporais!
As macrotendências são mais duradouras, representam uma época ou momento histórico. Possuem uma vida cíclica, entram e saem de moda várias vezes. Se diferem da clássica por serem mais específicas e com elementos marcantes, dependendo do comportamento da sociedade no momento. Um exemplo são as calças de cintura baixa!
Por último, as menos duradouras! Existem as tendências de estações, que duram alguns meses e costumam ter uma qualidade boa. Porém “perdem a graça” depois de seu ápice e se tornam peças de estilo que não estão mais em alta. E as microtendências, que tiveram um boom por conta do TikTok e pela diminuição da atenção das pessoas, aparecem e somem de maneira repentina. A qualidade geralmente não é das melhores, pois sua produção precisa ser muito rápida, e as cores são bem chamativas. Costuma ser encontrada em fast-fashions e uma vez na moda, provavelmente, nunca mais.
E aí? Vocês já sabiam dessas classificações?
Beijos, H.