
A São Paulo Fashion Week começou ontem, 9 de Abril. Com personalidades nacionais famosas na primeira fila e toda a atenção voltada para a noite passada, a abertura do evento foi marcada pelo desfile da marca brasileira Aluf, com a coleção “Prosopopéia”, que combinou arte e moda em desfile emocionante.


A Aluf foi criada pela estilista Ana Luisa Fernandes. A marca surgiu em 2018 com o intuito de trazer mais relevância para o processo criativo da moda e valorizar a auto-expressão, sempre levando em consideração a sustentabilidade e a valorização da matéria-prima nacional, com peças que contam com o trabalho de texturas e volumes.


O desfile apresentado ontem buscava unir a moda como forma de expressão em conjunto com música e dança. Contando com a trilha sonora apresentada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, a ideia da coleção era fazer uma homenagem aos movimentos artísticos, principalmente usando como uma das referências o barroco brasileiro, trazendo a evolução da marca e emocionando o público.


A Aluf conseguiu misturar a teatralidade e a emoção com a excelência técnica. Através de uma coleção que contava com um tom minimalista em silhuetas ultra femininas e românticas, utilizando muito volume, como o peplum, as mangas bufantes e as saias mais armadas, combinando todos esses códigos com flores de tecido aplicadas na peça e na estamparia. Outra presença marcante no desfile foi a fluidez, presente nas camisas e vestidos longos. Cada detalhe foi pensado para ajudar na construção do tom bucólico, barroco e sonhador do desfile, como os acessórios e estampas douradas. Essa coleção marca o amadurecimento da moda mais lúdica proposta por Ana Luisa, de forma super elegante e sofisticada em uma apresentação de tirar o fôlego.






É sempre uma tradição e um prazer acompanhar a SPFW, já que quando falamos e ouvimos sobre moda, dificilmente algum dos estilistas nacionais vem à nossa cabeça, mas ainda assim, o trabalho deles está por aí cheio de criatividade e potencial para se tornarem grandes nomes no mercado e valorizando ainda mais nossas raízes. Essas apresentações são sempre emocionantes e ao longo dos próximos dias terão muito mais para ficarmos de olho. Estão ansiosas?
Beijos, H.