A São Paulo Fashion Week teve seu encerramento no domingo, 14 de abril. Depois de diversas coleções incríveis e emocionantes, o último dia de evento ficou marcado pela participação de Gloria Coelho, depois de alguns anos fora do line-up, e pela finalização das apresentações pelas mãos de João Pimenta, com um desfile repleto de criatividade comercial e versatilidade.
O estilista e figurinista mineiro, com vivências paulistas, alavancou seu nome após sua participação na Casa de Criadores. Ele, que já gostava de moda desde a adolescência, criou sua marca homônima, a João Pimenta, e chamou a atenção na época pelo seu tom subversivo misturado com uma sensibilidade e reflexão que ele trazia para suas peças, num tempo em que o mercado de moda masculina ainda era escasso.
Conhecido pelo seu trabalho de alfaiataria, a dualidade entre trazer uma coleção forte comercialmente e que, ainda assim, fosse extremamente criativa, sempre foi um ponto chave para o estilista, e é isso que ele tenta trazer para o público em seu desfile para a SPFW, que ocorreu no edifício Martinelli, uma localização super icônica em São Paulo, e que João transformou em seu próprio palco durante a tarde.
O desfile todo misturou as silhuetas do streetwear casual com a elegância dos códigos da alfaiataria e o conceito de utilitarismo e funcionalidade. O estilista deu preferência para tecidos mais versáteis, como o algodão principalmente, além das lãs e do nylon, de forma que sua coleção se tornasse mais comercial e acessível para o público, além de trazer uma maior facilidade na hora de montar os looks modulares, ou seja, peças que pudessem ser transformadas.
As silhuetas das peças são bem jovens, apesar de contarem com a alfaiataria tradicional. Elas são colocadas em contraste com a manualidade do crochê e as modelagens mais contemporâneas, como as calças bem amplas, jaquetas, parkas, casacos, moletons e camisetas. Acompanhadas de um mix de estampas e padronagens divertidas, o branco, o rosa e o bege foram cores essenciais para a coleção. O desfile, menos teatral que os passados, contou com modelos fazendo várias entradas, e em cada uma delas era adicionada uma sobreposição a mais ao look, mudando suas características.
Apesar do desfile mais comercial, João Pimenta não deixa a desejar na construção das roupas e no desenvolvimento de um conceito. E essa é a mágica das semanas de moda: a forma como os estilistas conseguem se reinventar e trazer novas facetas de uma mesma marca. Dessa forma, nos despedimos de mais uma São Paulo Fashion Week com muitas expectativas para as próximas virem ainda mais fortes.
Beijos, H.