
Com o final da temporada de moda verão 2025, a indústria começa a observar os elementos que mais marcaram as passarelas e a incorporá-los de forma comercial, para que essas tendências também se adaptem ao nosso dia a dia. Sendo assim, para nos anteciparmos, vim compartilhar com vocês alguns elementos que se repetiram bastante nas apresentações e que, ao que tudo indica, já podem ser adotados nas próximas tendências.


OMBROS MARCADOS
Entre as diversas silhuetas que observamos nas passarelas, o maximalismo, especialmente nos ombros, dominou. Desfiles como os da Balmain e da Saint Laurent trouxeram ombros marcados com grandes ombreiras, em uma pegada power dressing dos anos 70, ou mangas bufantes que destacaram apresentações como as da Chloé e de Gabriela Hearst, em um tom mais romântico. Os ombros tornaram-se uma parte de destaque no visual, conferindo mais força e poder ao guarda-roupa feminino.




BERMUDAS
Já não é mais novidade que as bermudas ganharam o coração das fashionistas. Com a ascensão dos jorts há mais ou menos um ano, a peça realmente conseguiu conquistar seu espaço de relevância no mercado de moda e continua em alta até agora, com uma roupagem inovadora e mais elegante. Em desfiles como os da Chanel e da Louis Vuitton, as bermudas aparecem em tecidos diferentes do jeans ao qual estávamos acostumadas no streetstyle, ganhando agora versões em tecidos mais leves e fluidos. Entretanto, algumas grifes ainda apostam em tecidos mais pesados para as bermudas, mas com uma modelagem menos ampla, como aconteceu no desfile da Burberry, por exemplo.




FRANJAS
As franjas também já conquistaram seu espaço desde o final do ano passado, mas, ao que tudo indica, nesta temporada elas vieram para ficar. Engana-se quem pensa que elas aparecem apenas naquele tom boho que viralizou na internet nos últimos tempos. Aparecendo em vestidos maximalistas de Proenza Schouler, na coleção toda inspirada na década de 1920 da Fendi, e também na apresentação que unia o western ao boho de Isabel Marant, as franjas tornaram-se um detalhe que traz movimento e diversão para qualquer peça sem que ela perca seu tom sofisticado. Por isso, elas passeiam tanto entre desfiles mais urbanos quanto aqueles que carregam um peso maior em relação ao refinamento.




A cada temporada de moda, nos deparamos com novas estéticas, peças e estilos. Cada uma dessas tendências chega para renovar a indústria e trazer atualizações criativas para o nosso dia a dia. Qual delas é a sua preferida?
Beijos, H.