
A semana de moda de São Paulo chegou ao fim na segunda-feira, dia 22 de outubro. Após oito dias de evento, com 41 desfiles, venho compartilhar algumas tendências que marcaram nossas passarelas nacionais. Desde os tecidos até a estamparia, a moda brasileira chama a atenção por meio do seu amadurecimento e de um olhar criativo e inovador.


TRANSPARÊNCIAS
A primeira tendência que observamos despontar na SPFW foram as transparências. Sejam coloridas ou em preto e branco, os tecidos leves tiveram grande relevância nesta temporada, trazendo um ar sexy, mas ao mesmo tempo estiloso e sofisticado para as produções. Passarelas como a de Lily Sarti exploraram a transparência em equilíbrio com peças mais estruturadas e elegantes, trazendo o sexy como um detalhe mais sutil. Já na coleção de João Pimenta, a marca apostou em tons neutros, principalmente preto e branco, aplicando o tecido transparente em blusas com desenhos gráficos e camisas sociais masculinas. Diferente da Boldstrap, que elevou o sexy a um novo patamar, explorando transparências em looks delicados com babados e leveza, além de vestidos mais ajustados ao corpo, tornando tudo ainda mais ousado.






TONS TERROSOS
Os tons terrosos também se destacam nesta temporada. Cores como marrom, bege, camelo e vermelho aparecem em diversas coleções, tornando-se uma opção mais interessante para quem quer fugir dos tons neutros mais tradicionais. Podemos perceber como a moda internacional também influencia o nosso mercado nacional, já que, com a ascensão de estilos mais rústicos, era esperado que essas cores mais amadeiradas surgissem por aqui, refletindo também a relação do nosso país com a natureza e a terra. Nas coleções de marcas como Dendezeiro, os tons variam do marrom ao laranja, em uma proposta de coleção mais urbana, buscando representar as raízes brasileiras através de uma moda que foge do simples. Já na Handred, observamos uma mistura entre o workwear e silhuetas mais fluidas, encontrando o equilíbrio perfeito entre conforto e sofisticação.




LAÇOS
Inspirando-se na volta de estéticas mais femininas e delicadas, os laços também marcaram presença em diversas coleções como uma escolha inovadora de acabamento, principalmente no fechamento de peças como casacos e camisas. Entretanto, esse elemento delicado divide espaço com estampas e silhuetas mais ousadas, criando um equilíbrio interessante nas peças. Coleções como as de Martins e Foz exploraram amarrações e laços em conjunto com estampas e silhuetas marcantes, como vestidos volumosos e camisas oversized. Já marcas como Lucas Leão utilizaram os laços de forma mais sóbria e delicada, fazendo desse detalhe o ponto principal da peça, trazendo leveza e caimentos perfeitos.






A São Paulo Fashion Week é um dos maiores e mais importantes eventos da moda nacional, e assistir aos desfiles nos relembra como existe muito talento e criatividade no nosso mercado, que a cada ano evolui mais, criando peças únicas, cheias de personalidade e raízes. Me conta: qual foi o seu desfile preferido?
Beijos, H.