Quem me acompanha no Instagram já viu que além do bordado, também investi em outra atividade artística muito divertida durante a quarentena, o tie-dye! Essa técnica de tingimento de tecidos através de amarrações resulta em peças únicas e super trendy. As amarrações podem ser feitas com barbante, cadarços ou elásticos e a maneira com que são feitas implica no resultado final da padronagem estampada na peça. É uma atividade ótima para fazer em família e uma boa maneira de renovar algumas peças do guarda-roupa.
TIE – Algumas técnicas para amarrar
1. Efeito espiral
Essa técnica corresponde à primeira que usei no vídeo do IGTV. É um dos efeitos tie-dye mais clássicos e simples de obter: basta ir enrolando a peça a partir de seu centro, fazendo uma espiral com o tecido e amarrando com barbante.
2. Efeito listrado
Essa foi a segunda técnica que usei no tutorial do IGTV. Também é bastante simples, basta compactar o tecido e amarrar delimitando as zonas que correspondem à cada listra. A quantidade e espessura das listras varia de acordo com a quantidade de amarrações e o espaço entre cada uma delas. Isso permite uma infinidade de possibilidades!
3. Efeito marmorizado
Uma padronagem clássica do tie-dye e uma das mais simples de fazer, porque nela não há regras. Essa técnica consiste basicamente em ir amassando o tecido em várias partes, aleatoriamente, até formar uma bola e amarrá-la. O resultado é sempre único e o efeito se assemelha à padronagem presente no mármore.
4. Efeito mandala
Esse efeito se assemelha visualmente ao espiral, mas não se confunda! Enquanto a espiral é um mesmo “círculo” que vai se abrindo, a mandala são vários círculos concêntricos, um por fora do outro. A técnica consiste na definição de um centro para os círculos que serão criados (pode coincidir com o meio do tecido ou não, você decide). A partir do centro escolhido, o tecido deve ser compactado e amarrado de forma semelhante à técnica de amarrar usada para as listras.
5. Efeito várias mandalas
Esse efeito resulta em várias mandalas distribuídas ao longo do tecido. A técnica é a mesma usada para fazer uma única mandala, mas dessa vez é feita repetidas vezes no mesmo tecido.
DYE – Opções de tingimento
Na hora de tingir, existem duas formas de pigmentação que são as mais comuns: aplicando tinta para tecido diluída em água ou utilizando corante para tecido em pó, que deve ser diluído e aplicado com água fervente para maior fixação. A proporção de água para a quantidade de tinta ou corante deve variar de acordo com a intensidade da cor desejada: para uma cor mais vibrante, dilua com menos água, e para obter tons mais pastéis, use mais água.
Os resultados são lindos e as possibilidades infinitas, então, a dica é aproveitar essa atividade para estimular ainda mais a criatividade.
Beijos, H.