FASHION
UM OLHAR PARA A JUVENTUDE E O RETORNO DAS ESTÉTICAS DA SUBCULTURA

28 de março de 2025

A moda sempre retrata a visão do passado como uma forma de trazer novos ares para a atualidade. Agora, em um momento em que tanto se fala sobre a busca por identidade e a criação de uma moda mais consciente e autêntica, o que mais se observa é o retorno de estéticas e influências visuais inspiradas em referências excêntricas, que fogem do básico, como o punk, o grunge e outros estilos que incorporam signos além do minimalismo, tão presente nas tendências fashion até o ano passado.

O punk foi um dos movimentos que mais marcaram esse ideal de rebeldia e ousadia na moda. Nascido nos anos 1970, em um período de grandes mudanças históricas, políticas e comportamentais, os movimentos de contracultura romperam padrões e promoveram transformações sociais refletidas no estilo e no visual. Caracterizado por elementos marcantes, representações edgy e pela filosofia do “faça você mesmo”, o punk dialoga diretamente com as tendências atuais da moda, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e às novas mudanças de comportamento, tendo a estilista Vivienne Westwood como uma das grande referências no mercado de moda.

Atualmente, essas referências aparecem principalmente no street style, revivendo tendências como looks em camadas, estampas xadrez, peças oversized, jaquetas de couro e acessórios mais pesados. Além disso, há uma mistura de estéticas, combinando peças com conceitos opostos para criar propostas visuais que fogem do convencional. Esse contraste confere um valor ainda mais contemporâneo às composições, atualizando a imagem vintage sem perder sua essência rebelde, ousada e criativa.

Novamente a moda constrói novos conceitos e identidades que remontam conceitos antigos mas que olham para a atualidade conversando o passado e o presente para a construção de um futuro na moda mais consciente e autêntico.

Beijos, H. 

TAGS:

fashion week, looks, moda, streetstyle, tendência
Share on pinterest

PINTEREST

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS

Mais artigos